A adolescência é um período de altos e baixos emocionais, ainda mais quando os hormônios resolvem se intrometer e bagunçam tudo, fazendo os crushes começarem a aparecer e virar o mundo de cabeça para baixo.
E tudo fica ainda mais intenso quando se é um adolescente tímido apaixonado por uma garota que não compartilha os mesmos interesses com você.
Essa é a premissa do livro Diário de um Nerd, de Philip Osbourne. Nele, acompanhamos a história de Phil Dick, um garoto de 12 anos apaixonado por Star Wars e pela cultura pop — e também por uma menina que não liga pra essas coisas. A trama acompanha Phil enquanto ele e sua irmã Ellen criam uma nova identidade para ele.
O livro, totalmente ilustrado e com um projeto gráfico bem divertido, foca nos dramas da adolescência mas também é recheado de referências e informações sobre o universo geek, além de passar como mensagem principal a importância de se aceitar sem esconder as coisas que você realmente gosta — algo que até mesmo os adultos têm dificuldades as vezes.
A obra conta com prefácio de Pedro Duarte, o editor-chefe aqui do site: "O autor se preocupa em explicar as referências nerds que ele usa, então é como um grande guia, só que misturado a uma história despretensiosa, o que pode deixar os mais novos curiosos para saber mais sobre tudo o que é citado no livro", diz ele.
Diário de um Nerd foi lançado em oito países, chega ao Brasil pela Ciranda Cultura e já está disponível nas livrarias.