O Xbox Game Pass lidera como principal serviço de assinatura entre os gamers no Brasil. A informação foi revelada em uma mesa redonda online, que contou com a participação de Xbox, Pesquisa Games Brasil (PGB) e Samsung.
Iñigo Sancho, diretor de Xbox que abordou como as estratégias de conteúdo, comunidade e tecnologia de nuvem estão funcionando no Brasil, compartilhou que 38,9% dos gamers selecionaram o Xbox Game Pass como serviço de assinatura favorito durante uma pesquisa.
“Não surpreendeu muito a gente, pois só no último ano observamos um crescimento de 2 dígitos no número de usuários de Game Pass no Brasil”, afirmou o executivo, justificando que “um dos motivos é porque você consegue jogar [Xbox] em todos os lugares.”
O destaque fica com a modalidade de assinatura Ultimate e os jogos first party de Xbox anunciados para o Game Pass também. Como exemplo, há Call of Duty: Black Ops 6, Microsoft Flight Simulator, e outros jogos dos mais de 30 estúdios que prometem ser disponibilizados no serviço no dia do lançamento.
- Call of Duty: Black Ops 6 impulsionou Game Pass, diz diretor da Microsoft
- Microsoft Flight Simulator quer ser o simulador de voo mais acessível já feito
Iñigo também cita uma recente novidade no ecossistema de Xbox, que oferece uma seleção de jogos para os assinantes de Game Pass Ultimate jogarem na nuvem, mesmo que os títulos não estejam no catálogo.
Além disso, vale lembrar que Xbox estará novamente presente na CCXP com um estande próprio, que promete fazer os visitantes experimentarem a proposta de jogar os títulos Xbox onde, como e com quem quiserem, por meio de dispositivos de parceiros, como a Samsung.
“O Brasil é um dos países que a gente vê maior uso e maior crescimento constante de adesão às TVs da Samsung.” De acordo com a Samsung, somente as TVs da gigante coreana têm o app Gaming Hub nativo já com Xbox Game Pass instalado, permitindo que as pessoas joguem diretamente em seus televisores.
Vale ainda mencionar que um dos destaques da apresentação foi a TV Tudo em 1 da Samsung. O aparelho é descrito como o melhor em termos de custo benefício, sendo também o principal pilar da fabricante sul-coreana em sua mais recente ação, que visa democratizar a tecnologia e os videogames por meio de seus dispositivos. “Todo gamer é gamer”, clama a Samsung.
A principal fonte de entretenimento brasileiro é o videogame
Já Carlos Silva, da Go Gamers, empresa responsável pela PGB, traz mais números interessantes para o cenário de consumo de videogames no Brasil. Ele revela que a pesquisa foi realizada entre 21 de dezembro de 2023 e 17 de janeiro de 2024 com 13.360 participantes, por meio de um questionário 100% online, estruturado e quantitativo.
No que tange o consumo de jogos digitais, 73,9% da população (o que equivale a aproximadamente 120 milhões de pessoas) tem o costume de jogar videogame. “É algo que está longe de ser uma moda, um hype. É de fato parte da realidade do brasileiro”, afirma Carlos.
O smartphone se destaca entre os meios preferidos pelos gamers para jogar, com 48,8% do público optando por essa plataforma. Os principais motivos seriam a “mobilidade e a acessibilidade”, além do modelo de negócios, que oferece vários jogos com experiências free to play.
Em contrapartida, apenas 21,7% dos entrevistados preferem consoles e 14,8% escolheram PC (sendo que 7,8% do público jogam em notebooks). Portáteis configuram apenas 3,3%, e tablets estão entre 2,8%.
Menos de 1% joga em outros dispositivos — o que abrange TVs, por exemplo. Entre as marcas favoritas dos consumidores para esse tipo de experiência, a Samsung abocanha 24,4% das pesquisas, com a Dell em segundo lugar com 11,8%, e LG em terceiro com 10,8%.
Curiosamente, com notebooks e smartphones, a Samsung também lidera as pesquisas. Além disso, Carlos destaca que a preferência do brasileiro por videogame como sua principal fonte de entretenimento foi também impulsionada pela pandemia.
- Xbox tem planos para dispositivo portátil, revela Phil Spencer
- S.T.A.L.K.E.R. 2 e mais jogos chegam ao Game Pass ainda em novembro
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.