A Wizards of the Coast anunciou mudanças importantes na gerência do Commander, popular formato de jogo do card game Magic: The Gathering.
- Série animada de Magic: The Gathering está confirmada na Netflix
- Galápagos Jogos se posiciona sobre o fim da tradução de Magic e D&D
Por mais de 20 anos, o modo tinha as regras deliberadas e ratificadas por um grupo voluntário de fãs, conhecido como o Commander Rules Committee, mas agora será tocado internamente pela própria Wizards, após polêmicas e supostas ameaças de morte contra o comitê.
Em nota publicada no site oficial, a empresa explica:
“Ao longo da última semana, as discussões culminaram em ameaças pessoais inaceitáveis à segurança dos membros do comitê. Isto é algo que não vamos tolerar. Não importa qual seja o seu sentimento sobre coisas relacionadas a Magic, nunca é apropriado ameaçar alguém. Todos da Wizards of the Coast estão juntos nessa bandeira, e não hesitaremos em tomar medidas contra os indivíduos que ameaçaram machucar funcionários ou membros da comunidade.”
O comitê se viu no meio de uma celeuma com os fãs do game após o anúncio do banimento de quatro cartas do deck do modo de jogo, no caso, as seguintes: Dockside Extortionist, Jeweled Lotus, Mana Crypt e Nadu, Winged Wisdom.
O anúncio foi encarado com resistência por parte dos fãs da franquia, que cita, entre outros motivos, a desvalorização das cartas em decks de segunda mão após o banimento.
Pelo X (antigo Twitter), o próprio comitê revelou as ameaças e revelou ter chegado a um acordo com a Wizards, para que a empresa assuma o controle do Commander.
No post, reproduzido pelo site Polygon, o grupo escreve:
“Como resultado das ameaças contra membros do comitê, tornou-se impossível para nós continuar funcionando como uma entidade independente. Dito isso, solicitamos à WotC que assumisse a responsabilidade pelo Commander, e eles que farão todas as decisões e anúncios daqui pra frente.”
A Wizards esclarece ainda que os membros do comitê seguirão em posição de consultoria sobre os rumos do formato, e que a experiência compartilhada ao redor do mundo segue como uma das prioridades do Commander:
“Apesar da mudança na curadoria do formato, os membros do comitê de regras e demais membros da comunidade seguirão envolvidos no game, e nossa visão por um formato social não mudará. Tivemos discussões preliminares sobre o que queremos alcançar, e já trabalhamos com algumas ideias em conjunto para os próximos meses.”
O Commander é um dos vários formatos disponíveis para os jogadores de Magic: The Gathering, e acabou caindo nas graças do público por ser uma opção bastante acessível para os iniciantes no card game.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: Wizards of the Coast / Polygon