Parece que a Warner Bros. Discovery tem planos para remover os jogos com selo da Adult Swim Games das lojas digitais de plataformas, tanto PC e consoles, em breve.
O caso teve início com o relato do desenvolvedor Owen Reedy que, em uma publicação no X (antigo Twitter), contou que a empresa enviou um comunicado que avisa a retirada de seu jogo, Small Radios Big Televisions (2016), do Steam e da PS Store.
Como resposta, Reedy disponibilizou o jogo gratuitamente no site oficial do estúdio Fire Face. Veja:
"A Warner Bros. Discovery me informou que eles vão 'aposentar' meu jogo Small Radios Big Televisions das lojas do Steam e do PlayStation 4. Então, deixei o jogo gratuito. Obrigado pelo apoio de vocês", escreveu.
Agora, o site Polygon reporta que entrou em contato com outros dois estúdios independentes com jogos publicados pela Adult Swim, que afirmam ter recebido o mesmo aviso.
Michael Molinari, criador de Soundodger+ (2013), conta que recebeu um aviso sobre a retirada do jogo das plataformas em dentro de 60 dias.
O desenvolvedor ainda pediu pela transferência dos direitos de propriedade do jogo, mas a Warner se recusou, alegando que não é possível porque "depende de restrições logísticas e de recursos" e da "capacidade limitada da equipe".
Uma possibilidade sugerida pela empresa foi de Molinari "relançar" o jogo nas plataformas novamente, mas com a remoção de todas as menções à Adult Swim Games. Isso também implicaria na perda de todas as análises, notas, comentários e "listas de desejos" que o game têm nas lojas digitais atualmente.
"Outro requisito para republicar o jogo é remover toda e qualquer menção à Adult Swim Games. Pedi esclarecimentos, e o representante ainda quer que a sequência de créditos seja alterada para retirar os nomes da equipe [da Adult Swim]. Sou um grande defensor da preservação de jogos, e isso é um golpe direto ao ato de dar crédito adequado às pessoas que trabalharam no jogo", rebate Molinari.
Matt Lewandowski, cofundador do estúdio Team2Bit, teve um contato parecido com a Warner, que também avisou a retirada futura do jogo First Puncher e negou a transferência de propriedade do projeto, alegando os mesmos empecilhos.
Além disso, o motivo dado pela empresa para Lewandowski sobre a retirada do game é de "mudanças internas de negócio".
Segundo a Polygon, apenas três estúdios até o momento receberam os avisos. Mas, se a Warner der continuidade à tendência, isso poderá afetar mais outros 18 que estão com selo da Adult Swim Games.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fontes: Polygon / Owen Deery/X