Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Após quase um ano, Unity cancela controversa taxa por instalação
Games

Após quase um ano, Unity cancela controversa taxa por instalação

"Após uma consulta aprofundada com a comunidade, clientes e parceiros, tomamos a decisão de cancelar a taxa"

Tayná Garcia
Tayná Garcia
12.set.24 às 14h57
Atualizado há 7 meses
Após quase um ano, Unity cancela controversa taxa por instalação
Cult of the Lamb/Massive Monster/Divulgação

A Unity anunciou nesta quinta-feira (12) que cancelou a taxação baseada no número de instalações de um jogo, que causou polêmica entre os desenvolvedores ao ser anunciada em 2023.

O cancelamento da taxa chega após nove meses em vigor — e com efeito imediato.

"Após uma consulta aprofundada com a comunidade, clientes e parceiros, tomamos a decisão de cancelar a taxa de 'Runtime Fee' para nossos clientes ligados a games, com efeito imediato", afirma Matt Bromberg, atual CEO da Unity, em comunicado.

A taxação, até então, cobrava os estúdios que criaram um jogo com mais de 200 mil vendas (e R$ 200 mil de faturamento) com base no número de instalações. Então, a partir do atingimento dos requisitos, o valor de 20 centavos de dólares era cobrado por instalação do game.

Em contrapartida ao cancelamento da taxa, Bromberg diz que aumentos de preços e ajustes gerais são necessários para a plataforma continuar evoluindo — e anunciou algumas mudanças a planos existentes.

A Unity Personal, a versão grátis da ferramenta, continuará disponível para uso sem qualquer custo, mas o limite de receita anual (que permite o uso gratuito da Unity) será aumentado para US$ 200 mil.

Os planos pagos, Unity Pro e Unity Enterprise, serão revertidos para um modelo tradicional de assinatura, com aumentos de preço e limites de receita anual que vão entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

Para o Pro, é previsto um aumento de 8% no preço da assinatura, enquanto o Enterprise também deve receber um aumento de 25% no custo.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Fonte: Unity

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast