De acordo com a LA Times, a Tesla está sob investigação pelo governo dos EUA por permitir que motoristas joguem enquanto dirigem.
A investigação foi anunciada nesta quarta-feira (22) e está sendo liderada pela agência de Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA, a sigla em inglês).
Um novo documento do caso foi emitido no site do órgão, que detalha que o recurso que possibilita os jogos eletrônicos dentro do veículo em movimento se chama "Passenger Play" e que tem potencial para distrair o motorista e aumentar o risco de acidentes.
Ainda no mesmo documento, a agência aponta que o recurso está presente nos carros Tesla desde dezembro de 2020 e que, antes desta data, era possível jogar apenas com o veículo estacionado. Com isso, a investigação pretende "analisar o potencial de distração do motorista pelo Passanger Play", e então dar continuidade ao caso.
O processo de investigação teve início com uma reclamação de um homem chamado Vince Patton, que é dono de um carro da Tesla e testou o recurso. Ele descobriu que podia jogar e também navegar pela internet enquanto dirigia, o que considerou ser imprudente e perigoso.
Então, Patton decidiu reportar uma queixa formal sobre o assunto. "A NHTSA precisa proibir todas as mídias visuais e navegação na internet enquanto o carro estiver em movimento. Criar uma distração perigosa para o motorista é uma negligência imprudente", declarou.
Os jogos que podem ser jogados em carros da Tesla incluem títulos clássicos do Atari, Cuphead, Stardew Valley, The Battle of Polytopia, Beach Buggy Racing 2, Cat Quest, Paciência e mais.