O sindicato de atores estadunidense SAG-AFTRA firmou um novo acordo relacionado às performances de artistas na indústria de videogames, focado especialmente em desenvolvedores e estúdios independentes (indies).
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O grande destaque do Acordo de Mídia Interativa Independente de Orçamento Escalável é que, a partir de agora, o sindicato oferece três novas taxas de cobertura sindical para a participação de atores e atrizes em games, dependendo do orçamento do título. As definições anteriores eram limitadas a projetos de, no máximo, US$ 1,5 milhão.
Os níveis adicionados são:
- Entre US$ 250 mil e US$ 1 milhão;
- Entre US$ 1 milhão e 5 milhões;
- Entre US$ 5 milhões e 15 milhões.
Também foi estabelecido o pagamento de valores adicionais caso aconteça o que foi chamado de “sucesso descontrolado do projeto”. Ou seja, caso um jogo indie alcance um desempenho maior que o esperado, artistas deverão receber uma remuneração secundária.
Claro, a inteligência artificial não ficou fora do novo acordo. Se um estúdio decidir usar réplica digital de um ator ou atriz, ele deverá ter consentimento registrado e entregar compensação pelas performances.
O contrato exige que os artistas que fizeram trabalho de voz recebam uma taxa mínima de sessão para cada 300 linhas reutilizadas. Para movimentos na frente das câmeras ou performance completa, por sua vez, deverá ser pago 125% do salário base pela atuação inicial.
Por fim, a linguagem do Acordo de Mídia Interativa Independente de Orçamento Escalável foi simplificada para que fique mais claro para os estúdios, evitando confusões durante negociações.
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Vale reforçar que esse novo acordo não foi formulado pensando nas grandes empresas de videogames, como a Electronic Arts, Take Two, Insomniac, Disney ou a Warner Bros. Games. No caso dessas, o SAG-AFTRA permanece em processo de negociações — com possibilidade de uma greve, já aprovada, acontecer no futuro.
O sindicato, inclusive, espera que o novo Acordo de Mídia Interativa Independente de Orçamento Escalável gere certa "pressão" sobre as grandes companhias.
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Fonte: BleedingCool, THR