Normalmente um dos principais elementos do gênero Survival Horror é justamente o fato de ser difícil lidar com as situações usando os recursos limitados encontrados pelo mapa, mas o criador de The Evil Within 2 sugere que os jogadores busquem uma experiência mais leve.
Segundo a tradução do Siliconera da última edição da revista japonesa Famitsu, existem três níveis de dificuldade: “Casual”, “Survival” e “Nightmare”. No entanto, Shinji Mikami, desta vez produtor do jogo, recomenda que os fãs joguem na dificuldade “Casual”, embora não tenha explicado o motivo.
Mas calma, porque isso não significa que o jogo será moleza. A administração de recursos deve ser ainda mais intensa com a nova possibilidade de montar armas e itens com materiais encontrados.
O jogo também será mais aberto, permitindo que o jogador faça as coisas de seu próprio jeito, diferente do primeiro, que era mais linear e muitas vezes obrigava um determinado tipo de abordagem.
No novo jogo, Shinji Mikami, diretor do primeiro game da franquia, será apenas produtor. A direção será comandada por John Johanas, que dirigiu os DLCs The Assignment e The Consequence.
The Evil Within 2 será lançado em 13 de outubro de 2017 para Xbox One, PlayStation 4 e PC.