Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Quantic Dream, o estúdio por trás de Detroit, não fará mais exclusivos para PlayStation
Games

Quantic Dream, o estúdio por trás de Detroit, não fará mais exclusivos para PlayStation

Parte do estúdio foi comprado por uma investidora chinesa

João Abbade
João Abbade
29.jan.19 às 15h42
Atualizado há cerca de 6 anos
Quantic Dream, o estúdio por trás de Detroit, não fará mais exclusivos para PlayStation

A Quantic Dream, o estúdio por trás de jogos como Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human, não vai mais lançar títulos exclusivos para PlayStation. A mudança vem como parte de uma estratégia em uma nova fase dentro estúdio de origem francesa. A companhia chinesa NetEase Games (uma divisão da gigante NetEase) comprou uma parte minoritária do estúdio. As cifras desse acordo não foram revelados pelas duas empresas.

De acordo com o chefe do estúdio, o diretor David Cage, a Quantic Dream continuará tendo total liberdade criativa para trabalhar seus jogos. O aporte financeiro da NetEase chega meses depois da Chinesa investir mais de US$ 100 milhões na Bungie, que depois do investimento se separou da Activision e anunciou que continuará o desenvolvimento de Destiny de forma independente.

"Nós sentimos que eles [NetEase] tinham uma abordagem única na forma como selecionavam estúdios grandes, como Bungie, e buscavam investimentos com o objetivo de capacitá-los a realizar sua visão de forma independente" disse Cage em entrevista ao The Hollywood Reporter.

No começo de 2018, vários relatos de funcionários e ex-funcionários da Quantic Dream surgiram acusaram o estúdio de manter um ambiente tóxico dentro de seus escritórios. Os Chineses estão cientes de onde estão se metendo e visitaram o estúdio múltiplas vezes para conhecer a cultura trabalhista da empresa. Eles não enxergaram nenhum problema que, na visão deles, seria classificado como assédio no ambiente de trabalho. Ao Eurogamer, o executivo Simon Zhu disse:

Uma empresa do nosso tamanho e estatura não faz investimentos pequenos e é claro que tomamos muito cuidado ao analisar todos os aspectos do Quantic Dream, em particular a questão da cultura dentro do estúdio. Isso é muito importante para nós, pois somos vigilantes em relação a isso dentro da nossa própria empresa. Conseguimos passar um tempo com a equipe da Quantic Dream para conhecer a cultura do estúdio e não vimos nada que aponte para nenhuma das alegações publicadas pela imprensa.

O último jogo da Quantic Dream, Detroit: Become Human foi lançado exclusivamente para PlayStation 4 e foi um sucesso financeiro, com mais de dois milhões de cópias vendidas. O estúdio se consagrou com uma parceria extensa com a Sony. Heavy Rain foi um dos grandes jogos que ajudaram o PlayStation 3 a prosperar.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast