Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Os 5 melhores jogos de Pokémon, segundo a crítica
Games

Os 5 melhores jogos de Pokémon, segundo a crítica

Diamond & Pearl, Black & White e X & Y são algumas duplas que compõem o ranking

Tayná Garcia
Tayná Garcia
25.fev.25 às 17h27
Atualizado há 5 meses
Os 5 melhores jogos de Pokémon, segundo a crítica
Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl/Pokémon Company/Reprodução

Seja você gamer ou não, com certeza já ouviu falar de Pikachu ou “monstrinhos de bolso” por aí. Afinal, Pokémon é uma das franquias mais populares ao redor do mundo, chegando até a deixar o status de mero produto para se tornar um fenômeno da cultura pop.

Tudo começou, no entanto, nos videogames, com o lançamento de Pokémon Green e Pokémon Red, no dia 27 de fevereiro de 1996, no Japão — data que foi apelidada de Pokémon Day por ser uma maneira de celebrar a franquia todos os anos.

Um momento especial certamente nos deixa nostálgicos, então o NerdBunker decidiu relembrar os cinco jogos de Pokémon mais aclamados da história. Por isso, montamos uma lista com base nas notas do Metacritic, site que agrega avaliações da crítica especializada e do público.

Fica o reforço de que o ranking é focado na linha principal da franquia e que alguns títulos apresentam a mesma média de nota — você verá vários com 87, por exemplo —, então utilizamos a nota da própria comunidade como critério de desempate.

Confira logo abaixo:

5 - Pokémon Diamond e Pearl (2006)

Capas de Pokémon Diamond e Pokémon Pearl (Imagem: Pokemon Diamond e Pearl/Pokemon Company/Divulgação)

Sendo o Pokémon mais vendido do Nintendo DS, com mais de 17 milhões de cópias comercializadas, a dupla Diamond e Pearl foi recebida com elogios na época e conquistou um espaço no coração da crítica e dos fãs — abrindo o nosso ranking na quinta posição.

Originalmente lançados em 2006, no Japão, os jogos trazem a quarta geração da franquia, com a introdução da região de Sinnoh, o Team Galactic como grupo antagonista e 107 novos Pokémon, com os lendários Dialga (no Diamond) e Palkia (no Pearl).

  • Nota: 85
  • Plataforma: Nintendo DS

4 - Pokémon Sun e Moon (2016)

Capas de Pokémon Sun e Pokémon Moon (Imagem: Pokemon Sun e Moon/Pokemon Company/Divulgação)

Marcando o início da sétima geração — e o quarto lugar da lista —, Sun e Moon foram bastante elogiados quando chegaram ao Nintendo 3DS em 2016, uma vez que traziam várias mudanças que mexeram com a fórmula tradicional da franquia.

Algumas das novidades eram o fim dos ginásios, a introdução de versões exclusivas de Pokémon com base na região e os ataques especiais apelidados de “Z-Moves”. Além de toques mais realistas aos gráficos.

  • Nota: 87
  • Plataforma: Nintendo 3DS

3 - Pokémon Black e White (2010)

Capas de Pokémon Black e Pokémon White (Imagem: Pokemon Black e White/Pokemon Company/Divulgação)

Outro Pokémon marcante do Nintendo DS é a dobradinha Black e White, que traz a quinta geração da franquia, em 2010 no Japão, e impressiona com uma história relativamente mais profunda e madura do que os antecessores.

Os jogos debatem temas como liberdade e controle, com o grupo antagonista (o Team Plasma) questionando a “opressão” dos treinadores Pokémon. Além da introdução da região de Unova e 156 novos monstrinhos. A dupla ainda inspirou sequências, intituladas Pokémon Black 2 e White 2 (2012), algo incomum para a saga.

  • Nota: 87
  • Plataforma: Nintendo DS

2 - Pokémon HeartGold e SoulSilver (2009)

Capas de Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver (Imagem: Pokemon HeartGold e SoulSilver/Pokemon Company/Divulgação)

Detentores do segundo lugar da lista, HeartGold e SoulSilver são remakes dos clássicos Gold e Silver, originalmente lançados para Game Boy no final da década de 1990.

As novas versões, que foram lançadas em 2009, no Japão, trazem de volta as clássicas regiões Johto e Kanto, com uma repaginada visual para o estilo do Nintendo DS. Além do fator “nostalgia”, a dupla encantou a comunidade com algumas novidades, como a mecânica fofa de deixar um Pokémon seguindo o protagonista e a competição do “Pokéathlon”.

  • Nota: 87
  • Plataforma: Nintendo DS

1 - Pokémon X e Y (2013)

Capas de Pokémon X e Pokémon Y (Imagem: Pokemon X e Y/Pokemon Company/Divulgação)

Eis que chegamos ao topo da lista, que é liderada por Pokémon X e Y, a dupla da franquia que mais vendeu no Nintendo 3DS, com mais de 16 milhões de cópias comercializadas ao redor do mundo.

Originalmente lançados em 2013, os jogos marcam o início da sexta geração de Pokémon e a introdução de várias novidades que agradaram a crítica e os fãs, como gráficos 3D, a região de Kalos, a mecânica de “mega evolução” e 72 novos monstrinhos — incluindo os lendários Xerneas (no X) e Yveltal (no Y), que são peças centrais da história.

  • Nota: 88
  • Plataforma: Nintendo 3DS

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Fonte: Metacritic

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais