A Nintendo finalmente revelou detalhes de seu próximo console, o Switch, durante uma apresentação especial. Entre as informações está um dos maiores mistérios até o momento: o aparelho chegará às lojas em 3 de março.
Um aparelho versátil
Como revelado anteriormente, o aparelho é um híbrido entre um console de mesa e um portátil. Será possível fazer essa transição entre os dois modos de jogo simplesmente removendo ou colocando o Switch na base que serve como fonte de energia.
O console também conta com um design modular, que permite encaixar os controles na tela, chamados de Joy-Con, para jogar na forma portátil, além de outros acessórios licenciados, que devem incluir diferentes funções para o aparelho.
Os Joy-Cons têm um acessório próprio, o Joy-Con Strap, para melhorar o acesso dos botões superiores e que inclui cordões para colocar no punho. Os controles também contam com sensores de movimento. Outra novidade é que ele terá uma câmera capaz de identificar formas e distâncias.
O Switch também contará com uma tela capaz de reconhecer múltiplos toques, deixando de lado a caneta stylus do Wii U e do 3DS. A função poderá ser utilizada no modo portátil, adicionando novas opções para jogar em determinados títulos.
Como esperado, será possível utilizar Amiibos para iniciar funções exclusivas nos jogos que suportarem os colecionáveis. Para isso, eles deverão ser encostados no Joy-Con, como no New 3DS.
Que a jogatina comece
Jogos físicos desta vez virão com o novo formado dos GameCards. Já os digitais poderão ser comprados na loja virtual da Nintendo e instalados nos 32 GB de espaço interno do console, que poderão ser ampliados com a adição de cartões SD.
O aparelho não terá trava de região, o que significa que será possível rodar jogos de qualquer lugar do mundo. Um título japonês, por exemplo, poderá ser jogado em um console norte-americano normalmente.
O console contará com um serviço prêmium, assim como a Xbox Live GOLD e a PlayStation Plus chamado Nintendo Switch Online Service. Durante os primeiros meses será gratuito para jogar online e experimentar o serviço, mas será necessário pagar a partir do terceiro trimestre de 2017. O serviço também contará com jogos gratuitos de NES e SNES a cada mês, além de ofertas exclusivas.
O console também suportará multiplayer local, sendo possível conectar até oito unidades do Switch simultaneamente.
A duração da bateria poderá variar de acordo com jogo entre 2 horas e meia e 6 horas. Segundo um exemplo no site oficial, The Legend of Zelda: Breath of the Wild aguentará cerca de três horas com o console funcionando fora da base.
O Nintendo Switch será lançado em 3 de março por US$ 300.