Make Sail é o novo jogo dos desenvolvedores de Girls Like Robots e Elegy for a Dead World. Absurdamente mais ambicioso que os dois últimos jogos este, tem como objetivo criar um ambiente de exploração marinha.
Em Make Sail o jogador vai poder criar seu próprio barco e se aventurar no oceano. O objetivo é usar o barco para chegar nas ilhas, e quando estiver em terra explorar e acumular recursos para aumentar seu barco e ir mais longe oceano adentro.
O diretor criativo do jogo e fundador da Popcannibal, Ziba Scott, falou um pouco sobre as dificuldades de desenvolver um jogo envolvendo água:
Nós passamos dois anos fazendo simulações de como o ar e a água se comportam. Simulamos flutuabilidade, como o vento arrasta o barco, como as ondas levantavam o barco etc. Lemes, quilhas, tudo modelado de acordo com as densidades de flutuação do mundo real.
Cada nova ilha que descoberta irá recompensá-lo com algo diferente, seja um mastro ou uma placa de assoalho mais leve, ou até mesmo uma lâmpada para o seu barco. Você vai precisar de tudo para fazer os diferentes tipos de navios que te levam para lugares diferentes do mapa. Um catamarã frágil até pode superar uma criatura, mas se você tiver um inventário muito cheio pode levar uma surra. Se você tiver um bote rápido pode evitar confrontos e se movimentar velozmente.
Em Make Sail você pode ter seu barco destruído várias vezes, mas segundo Scott isso só vai deixar “mais divertido de explorar e se superar neste parque de diversões aquático”
Make Sail está no serviço de financiamento coletivo Fig.com e se a meta de US$50 mil for batida o jogo será lançado para PC no último semestre de 2017.