Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, o HQ Trivia é uma febre nos EUA e em vários países do mundo. O jogo traz perguntas sobre conhecimentos gerais e dá prêmios em dinheiro para seus usuários.
Assim como em todos os jogos, o HQ Trivia também tem seus trapaceiros. Stephen Cognetta, um hacker que conseguiu burlar alguns sistemas do aplicativo e relatou tudo em seu site.
Cognetta criou um script que espelha a tela do celular para um computador, converte a imagem em texto e pesquisa a resposta das perguntas no Google. Para isso, o hacker usou uma feature nativa do iOS que permite que a tela do smartphone apareça em um Mac através do cabo Lightning.
Com o espelho em mãos, Cognetta ativou um script Python que reconhece o que está escrito na imagem e converte isso para um texto comum. A partir daí, o hacker tinha três métodos para seguir.
O primeiro consiste em copiar o texto e pesquisar a resposta manualmente no Google. Cognetta explica que em certos tipos de perguntas, como aquelas que querem saber "O que veio primeiro?", o método era completamente falho. O segundo approach usa um API do Google que conta quantas vezes um resultado aparece em uma busca — desse jeito, era só ver qual resposta aparecia mais nos sites. Já o terceiro pesquisa a pergunta e cola cada uma das respostas na barra de pesquisa. O hacker então via qual das opções trazia mais resultados e deduzia que aquela era a alternativa correta.
Cognetta ofereceu conselhos para os desenvolvedores do HQ Trivia, mostrando que um método simples para evitar os trapaceiros é mudar alguns elementos da interface do jogo para confundir scripts que reconhecem os caracteres mostrados em tela. A empresa não se manifestou oficialmente até o momento. Outro jeito envolve inserir perguntas mais difíceis de se pesquisar no Google em todas as partidas.
Por enquanto, o HQ Trivia está disponível somente no iOS. A versão Android será lançada em breve.