Lembra quando a Pocketpair, Inc., de Palworld, foi processada pela The Pokémon Company e pela Nintendo? A ação aconteceu em setembro de 2024 e, de acordo com o gerente de comunidade John Buckley, chocou a desenvolvedora independente.
Buckley relembrou a reação do estúdio ao processo em uma palestra na Game Developer Conference (GDC). "Obviamente não foi legal", afirmou o gerente, se referindo ao momento em que a Pocketpair recebeu a notificação.
O gerente de comunidade explicou que o estúdio verificou a possibilidade de processo e tomou precauções legais antes do lançamento de Palworld e "tudo foi liberado no Japão".
"Então, obviamente, quando o processo foi emitido, ficamos tipo, 'Quê?!'. Daí voltamos aos advogados para eles contatarem os tribunais para verificar 'o que está acontecendo?', e foi quando percebemos que eram as patentes que eles estavam mirando."
Buckley relatou ainda que esse dia foi "muito deprimente" para o estúdio, especialmente porque a equipe de Palworld é muito fã de Pokémon e da Nintendo. Foi algo meio "todo mundo de cabeça baixa e andando na chuva", brincou ele.
"Isso mudou muitas coisas para nós. Estávamos prestes a lançar a versão para PlayStation, estávamos prestes a ir para a Tokyo Game Show, então, obviamente, tivemos que desacelerar um pouco, contratar seguranças e coisas assim."
O processo movido contra a Palworld exigia uma indenização de 5 milhões de ienes por violação de três patentes diferentes, incluindo a similaridade das "Pal Spheres" com as PokéBolas de Pokémon.
Vale lembrar que a Nintendo registrou essas patentes não muito tempo depois do lançamento de Palworld, o que pode indicar que a companhia estava se preparando para ir adiante com o processo contra a Pocketpair, Inc.
Palworld está disponível para PC (via Steam), Xbox Series X|S e PlayStation 5.
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Fonte: PC Gamer