Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Final Fantasy XIV: Pictomancer foi refeito oito vezes até Yoshi-P ficar satisfeito
Games

Final Fantasy XIV: Pictomancer foi refeito oito vezes até Yoshi-P ficar satisfeito

Produtor contou ao NerdBunker curiosidades de bastidores do novo job de Dawntrail

Tayná Garcia
Tayná Garcia
06.jun.24 às 07h00
Atualizado há cerca de 1 ano
Final Fantasy XIV: Pictomancer foi refeito oito vezes até Yoshi-P ficar satisfeito
Final Fantasy XIV/Square Enix/Divulgação

O Pictomancer é uma das principais novidades de Final Fantasy XIV, que chegará com Dawntrail, a quinta grande expansão do jogo.

Sendo um Magical Ranged DPS, o novo job (as classes do jogo) é focado em combate a longa distância e lançamento de feitiços. Por ter um conceito voltado à arte, ele apresenta habilidades com estilo visual único — que dividiu os fãs desde o anúncio.

Em entrevista ao NerdBunker, durante o “media tour” de Dawntrail em Los Angeles, o produtor Naoki Yoshida (também conhecido como Yoshi-P) comentou sobre os bastidores da criação do Pictomancer, explicando que houve dois motivos para a estética cartunesca.

“Pictomancer apareceu em um único Final Fantasy [o VI], e ele basicamente desenhava um inimigo para copiar as habilidades dele. Então tivemos que adaptar essa ideia para Final Fantaxy XIV. Chegamos ao conceito de fazer diferentes desenhos para renderizá-los como ataques, em que a combinação de pinturas executa diferentes golpes.

Assim, tivemos que escolher por um estilo visual único para esses desenhos, o que teve dois motivos. O primeiro é que, se fizéssemos a arte igual ao jogo original, seria visualmente difícil distinguir os desenhos do ambiente. E o segundo motivo é que, se a arte fosse realista demais, poderia ficar muito parecida com Summons [as invocações do jogo]. Então deliberadamente optamos por uma estética diferente”.

Além disso, Yoshi-P também compartilhou um momento engraçado que teve com a própria equipe, uma vez que eles tiveram que refazer o estilo visual do Pictomancer oito vezes (!) a pedido do produtor.

“É claro que tivemos muitos desafios até chegar na versão final do visual, porque também não queríamos que ficasse diferente demais. Então a equipe teve que refazer umas oito vezes até chegarmos nessa versão.

Algo engraçado é que ouvi por acidente uma reclamação do chefe dos efeitos visuais (VFX), e ele estava lamentando: 'Poxa, Yoshi-P já devia ter aceitado essa versão!' [risos]. Ele estava no meio de uma reunião com a equipe, e eu ouvi sem querer! Fiquei sentindo muito por eles! [risos]. Mas felizmente a equipe conseguiu [chegar na versão escolhida] na tentativa seguinte.”

Final Fantasy XIV está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Dawntrail será lançado no dia 2 de julho, e terá acesso antecipado a partir do dia 28 de junho para os jogadores que adquiriram a expansão na pré-venda.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais