A gamescom latam 2025 contou com a presença de algumas figuras importantes da indústria de games. Um deles é Shuhei Yoshida, ex-presidente do PlayStation Studios de 2008 a 2019, e ex-chefe da divisão PlayStation Indies de 2019 até o início de 2025, quando saiu da companhia.
- Xbox anuncia aumento no preço de consoles e acessórios no mundo todo
- Nintendo revela preço dos pacotes de melhorias nos títulos Switch 2 Edition
O respeitado veterano conversou com o NerdBunker e expôs sua opinião sobre o aumento de preço de consoles e jogos no mundo inteiro. Para Yoshida, é necessário aceitar a realidade de que tudo está aumentando em termos de custo, o que automaticamente afeta o valor da venda.
"Sabe, acho que para a indústria se sustentar, o preço tem que se ajustar à realidade. O preço de tudo está aumentando, o custo de tudo está aumentando. Então o preço dos jogos também tem que aumentar, na minha opinião. É preciso aceitar isso como uma realidade."
Quando questionado se existe uma preocupação da indústria em tornar os jogos menos acessíveis (e por tabela, excluir pessoas do mercado) com o aumento dos preços de jogos e hardware, Yoshida enfatizou que esse contexto pode se aplicar a tudo, com o cenário econômico atual.
"Isso pode ser dito de qualquer coisa, certo? Quando o preço sobe, algumas pessoas decidem não comprar. Então sempre há esse risco", explicou o veterano e ex-Sony.
Entretanto, Yoshida afirma que "se existir qualidade e valor no produto", é possível que as pessoas continuem pagando o preço, mesmo que seja alto. Por fim, ele exalta os jogos indies que sempre oferecem ótimas experiências a um preço mais baixo, geralmente.
"Jogos indies geralmente têm preços mais baixos de qualquer maneira, e há tantos jogos sendo produzidos, então as empresas independentes sempre oferecem títulos de alta qualidade com preços mais baixos."
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades, e aproveite para entrar em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.