Ontem, o Danny O'Dwyer lançou a primeira de três partes do seu excelente documentário sobre a produção de DOOM (2016). Em uma das partes do vídeo, o designer Kevin Cloud diz que Doom 4 não se parecia nem um pouco com um jogo da série Doom, isso tanto em história, quanto gameplay.
Nós estávamos explorando uma certa direção, mas chegamos a um certo ponto que sentimos que o jogo que tínhamos feito não estava capturando o que os fãs queriam de um novo DOOM.
Pouco se sabia sobre Doom 4, já que o jogo não teve trailers ou gameplays lançadas oficialmente, mas os rumores sempre diziam que o jogo era um shooter bastante linear e scriptado se parecendo mais com o Call of Duty do que com um DOOM propriamente dizendo. O produtor Marty Stratton até concordou com a alcunha de "Call of DOOM" que o jogo recebeu:
Sim, era algo muito mais perto desse tipo de jogo. Muito mais cinematográfico, com muito mais história, muito mais personagens etc. Definitivamente era um cenário diferente - o jogo se passava na Terra inclusive.
Essa foi a primeira vez desde 2004 que alguém na id Software falou sobre Doom 4.
Não foi só uma coisa que levou a isso [cancelamento]. Não era como se a arte fosse ruim, ou a programação fosse porca. Cada jogo tem uma alma, cada jogo tem um espírito, quando você joga Rage, você sente o espírito de Rage e [Doom 4] não tinha espírito, Não tinha alma, não tinha personalidade, tinha um pouco de esquizofrenia, um pouco de crise de identidade, não tinha a paixão e a alma que um jogo da identidade de Doom precisa ter e por isso o jogo foi cancelado.
Doom 4 foi anunciado como cancelado em 2013. O novo DOOM, que é um reboot da série, foi lançado no inicio deste ano e está disponível para PS4, PC e Xbox One.