O remake de Dead Space segue muita coisa do original, mas traz algumas adições e mudanças em relação ao game de 2008. Uma das mais significativas é um final alternativo.
Confirmada tanto pela EA Games antes do lançamento, quanto pela lista de troféus, a nova versão da conclusão é liberada ao zerar a campanha pela segunda vez, no modo New Game+, independente da dificuldade escolhida.
[Spoilers de ambas as versões do final de Dead Space abaixo]
Assim como no game de 2008, ambas as versões da conclusão trazem Isaac Clarke de volta à sua nave de fuga após derrotar o Hivemind dos Necromorfos na superfície do planeta Aegis VII. Os diferentes finais apenas retratam a loucura do protagonista de formas diferentes.
No final padrão, que é mostrado ao zerar o jogo pela primeira vez, fica claro que o engenheiro segue afetado pelas alucinações do Marcador após ser surpreendido por uma versão possuída de sua falecida esposa, Nicole. Tal qual Carrie, a Estranha (1976), a conclusão é um susto que deixa claro que o pesadelo ainda não acabou.
Já o final alternativo segue a mesma lógica, mas com uma pegada um pouco mais sutil. Isaac retorna à nave e é recebido por ninguém menos que Nicole - que, momentos antes, foi revelada como morta. As paredes da nave estão inteiramente marcadas por inscrições bizarras, que parecem saídas de À Beira da Loucura (1994).
O casal se abraça enquanto Isaac afirma que precisa construir algo para Nicole antes dos dois voltarem para a Terra. “É uma surpresa, querida”, diz o protagonista com um sorriso macabro no rosto. “Mas acho que você vai gostar.”
Confira o final secreto abaixo (em inglês):
Nas duas versões, Isaac Clarke segue contaminado pelos poderes do artefato alienígena que causou todo o caos na USG Ishimura, porém o protagonista aparece ciente de suas alucinações na conclusão original. No final alternativo, ele cede à insanidade, e parece planejar algo perigoso para continuar espalhando a influência do Marcador na Terra.
Como o final original se conecta com Dead Space 2?

No game, a cena de abertura traz o protagonista de camisa de força, tendo que fugir de uma nova infestação de Necromorfos. Ao longo da jornada, fica claro que o governo da Terra está conduzindo novos experimentos com Marcadores, o que está desencadeando um novo surto de criaturas e insanidade.
Isaac Clarke não só combate os monstros como também sua própria mente, atormentada por visões de Nicole e em rápida deterioração. Dead Space 2 está disponível para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, e é considerado o ápice da trilogia.
Um remake da continuação pode muito bem acontecer, caso o final original do primeiro Dead Space seja levado em conta com cânone. Porém, uma nova possibilidade surge quando a Motive Studios, que desenvolveu o remake, passa a experimentar com outra conclusão: uma sequência inédita a partir do desfecho secreto.
Remake de Dead Space terá sequência?

A prática não é comum nos videogames, mas bastante frequente nos filmes de terror, como é o caso das franquias Halloween e O Massacre da Serra-Elétrica, que ganharam tanto remakes, sequências para os remakes, e também continuações que ignoram a continuidade anterior da saga.
Dessa forma, Dead Space pode enfim estar olhando para frente, ao invés de apenas remodelar o que já foi feito no passado. O remake já se consagrou na crítica, mas resta saber se será um sucesso de vendas para garantir a retomada da franquia - seja com novas recriações da trilogia, ou então por caminhos verdadeiramente inéditos