O grupo de análise de mercado NPD divulgou seu relatório sobre as vendas de jogos nos Estados Unidos em abril e como esperado, Dark Souls 3 ficou em 1º lugar no Top 10. A surpresa veio no segundo colocado, que ficou para o remake de Ratchet & Clank.
O relatório diz que as vendas iniciais de Dark Souls 3 foram quase o dobro das de Dark Souls 2 quando ajustamos os dias em que eles estiveram no mercado. Entretanto, o mês como um todo foi relativamente fraco. As vendas caíram em 21%, de US$ 256.7 milhões em 2015 para US$ 203.9 milhões este ano. O principal culpado por isso foi Mortal Kombat X, um dos jogos mais vendidos do ano passado. As vendas dele superam todos os lançamentos os de abril de 2016 por 18%.
Leia Mais: 3 milhões de cópias de Dark Souls 3 foram vendidas para varejo
Talvez a maior surpresa do mês seja Quantum Break, o principal lançamento do semestre para a Microsoft, ter ficado em 6º lugar no ranking, atrás de jogos como GTA V, Minecraft e The Division, que não eram lançamentos novos. Vale lembrar que o NPD não conta bundles, então é possível que o jogo tivesse subido mais algumas posições se este não fosse o caso. Entretanto, o PS4 foi o console mais vendido de abril nos EUA, então talvez a diferença não fosse muito grande.
Mas alem disso, o NPD também não conta vendas de cópias digitais, portanto só contabilizou as vendas de Quantum Break no Xbox One, já que não há versão física do jogo para PC.
O analista do NPD Liam Callahan explicou que Ratchet & Clank teve o melhor lançamento em termos de vendas de toda a série quando ajustamos o número de dias que o jogo esteve a venda no mês. Ele afirmou que o título "recapturou o sucesso" que a franquia não via desde o PlayStation 2.
Confira o Top 10 do mês, e entre parênteses, as plataformas onde eles venderam mais:
- Dark Souls 3 (PS4, Xbox One)
- Ratchet & Clank (PS4)
- MLB 16: The Show (PS4, PS3)
- Tom Clancy’s The Division (PS4, Xbox One, PC)
- Grand Theft Auto V (PS4, Xbox One, 360, PS3, PC)
- Minecraft (Xbox One, 360, PS4, PS3)
- Quantum Break (Xbox One)
- Call of Duty: Black Ops III (Xbox One, PS4, 360, PS3, PC)
- NBA 2K16 (PS4, Xbox One, 360, PS3)
- Star Fox: Zero (Wii U)