O problema de "drift", que faz com que os analógicos deslizem sozinhos e movimentem o personagem ou a câmera mesmo quando o controle está totalmente em repouso, é um velho conhecido dos donos de Nintendo Switch.
Os Joy-Cons frequentemente apresentam este defeito, mas é bem fácil de resolver e, a melhor parte: é de graça. No caso do drift, a Nintendo oferece assistência técnica no Brasil mesmo para consoles comprados no exterior e, portanto, sem nota fiscal.
Recentemente, o DualSense, controle do PS5, também começou a apresentar o mesmo problema.
Se os seus controles apresentam este problema, basta seguir os passos abaixo para resolver.
Como resolver o problema dos controles do Nintendo Switch
O primeiro passo é escrever para o e-mail suporte.nintendo@deal4b.com.br.
No título e no corpo do e-mail, especifique que o problema é de Drift nos Joy-Con e peça pelo reparo. Se possível, anexe um vídeo curto do personagem andando sozinho em algum jogo ou da câmera mudando sozinha para demonstrar o problema, ou até mesmo na parte de calibração dos controles. Não precisa ser um vídeo longo, podendo ser gravado com o celular.
Em alguns dias, você receberá uma resposta da empresa autorizada pedindo alguns dados pessoais (nome, endereço, telefone e email) e também informações dos componentes com defeitos (produto, cor, numero de série e problema). No caso específico de drift do controle, não é preciso de nota fiscal, mas para qualquer outro serviço ela é necessária.
Preenchendo os dados corretamente, após um tempo chega um e-mail dos Correios com o código de postagem necessário para fazer o envio das peças que estão apresentando problemas. Uma outra mensagem contendo instruções e sugestões de como preparar o seu produto para o envio.
É preciso ir até uma agência dos Correios com a peça, o código de postagem e declaração de conteúdo. Depois, é só esperar alguns dias para que o seu Joy-Con seja consertado ou substituído.
O processo inteiro pode durar de duas ou três semanas, ou mais, por conta da alta demanda.