Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Bobby Kotick, polêmico CEO, deixará a Activision Blizzard após 32 anos
Games

Bobby Kotick, polêmico CEO, deixará a Activision Blizzard após 32 anos

Figura central nos escândalos de assédio da empresa, executivo deixa o posto ainda em dezembro

Arthur Eloi
Arthur Eloi
20.dez.23 às 16h10
Atualizado há mais de 1 ano
Bobby Kotick, polêmico CEO, deixará a Activision Blizzard após 32 anos
CNBC/Youtube/Reprodução

Uma das figuras mais polêmicas da indústria dos games, Bobby Kotick deixará a Activision Blizzard após mais de 30 anos como CEO da empresa.

A mudança acontece por conta da compra pela Microsoft, que colocará Matt Booty, atual presidente da Xbox Game Studios, no posto de Kotick. O executivo deixa o cargo ainda em 2023, no dia 29 de dezembro.

Em comunicado interno, Phil Spencer, chefe da Xbox, afirmou que “não haverão mudanças na estrutura de como os estúdios e negócios são conduzidos. Em termos de liderança, essas mudanças trarão clareza e responsabilidade necessárias para alcançarmos nossos ambiciosos objetivos, e cultivar uma cultura que seja receptiva, empoderadora e alinhada com [a iniciativa de diversidade] Gaming for Everyone”.

Nos últimos anos, o nome de Bobby Kotick se tornou figura central nos vários escândalos envolvendo assédio sexual, discriminação de gênero e manipulação dentro da Activision Blizzard, com relatos de que o CEO estava ciente de tudo que acontecia na empresa, sem tomar nenhuma medida.

Em dado ponto, funcionários até fizeram petição para que Kotick deixasse a empresa. Apesar disso, o executivo foi reeleito para o conselho da empresa, dando a entender de que não haveria nehuma mudança na diretoria da empresa — o que já não é mais o caso, com a substituição de Kotick por Booty.

Muitas das acusações acabaram sendo deixadas de lado, mas a empresa ainda precisará pagar cerca de US$50 milhões para concluir o processo de vez.

Ainda que reste alguns dias na empresa, Kotick já se despediu dos funcionários em carta interna, em que disse:

Ao ritmo que meu último dia nessa empresa se aproxima, fico maravilhado em o quão longe chegaram as pessoas talentosas da nossa empresa, chegando perto de realizar o grande potencial dos jogos. 

Vocês transformaram uma forma de entretenimento de hobbistas no que agora é a mídia mais engajante do mundo. Não consigo expressa adequadamente o orgulho que tenho nas pessoas que continuam contribuindo ao nosso sucesso, e a todos que ajudaram ao longo desses 32 anos liderando essa empresa.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Fonte: Variety

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast