A Sony está perdendo a cabeça com a possibilidade de que a franquia Call of Duty se torne exclusiva de Xbox após a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, mas a EA Games, dona da rival Battlefield, não está nem um pouco preocupada com esse cenário. Muito pelo contrário, a empresa vê como uma oportunidade de ouro.
Em evento organizado pelo grupo financeiro Goldman Sachs, para discutir grandes movimentações no mundo da tecnologia, o CEO Andrew Wilson representou a EA Games. Em dado momento, o executivo é questionado sobre a importância de propriedades intelectuais na atual indústria de jogos, e aproveita para cutucar a concorrência e exaltar o fato de Battlefield nunca estar atrelado à uma única plataforma (via Seeking Alpha):
“Em um mundo em que há dúvidas sobre o futuro de Call of Duty e quais plataformas a franquia deve aparecer, acredito que Battlefield ser ‘agnóstico de plataforma’, e completamente interconectado entre todas, é uma tremenda oportunidade.”
Wilson, porém, também reconhece que os dois últimos títulos da série - Battlefield V (2018) e Battlefield 2042 (2021) - deixaram a desejar em termos de público, crítica e vendas:
“Não acho que entregamos tudo que podíamos nos dois últimos jogos. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas em essência [Battlefield] é uma franquia incrível. E o que vemos no mundo de entretenimento são que as franquias são resistentes. Já vimos filmes não ficarem a par das expectativas de suas franquias, como pode ser o caso de Star Wars, mas também vemos o que acontece quando se escolhe a equipe criativa certa, que pode reinventar e crescer uma franquia de novo. Temos uma equipe criativa incrível com Battlefield, com ambição inimaginável para dominar o espaço de jogos de tiro em primeira pessoa.”
Seja como for, a própria Microsoft já reforçou diversas vezes que não pretende travar a franquia Call of Duty aos consoles Xbox, apesar das preocupações da Sony.
Além disso, ainda não há notícias de um novo jogo de Battlefield em desenvolvimento. O game mais recente, Battlefield 2042, segue recebendo atualizações e conteúdos inéditos ainda que a EA Games tenha assumido o lançamento como decepcionante.
- Após Battlefield 2042, EA anuncia mudanças na equipe responsável pela franquia
- EA considera transformar Battlefield 2042 em jogo grátis, aponta rumor
- 1ª temporada de Battlefield 2042 é adiada para resolver problemas do jogo
Ambientado em um futuro não tão distante e com batalhas de até 128 jogadores (na nova geração), Battlefield 2042 está disponível para Xbox One, PlayStation 4, PC, Xbox Series X | S e PlayStation 5.