Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Além do Concord: 10 jogos que foram descontinuados em tempo recorde
Games

Além do Concord: 10 jogos que foram descontinuados em tempo recorde

Relembrando alguns títulos que tiveram o mesmo destino trágico de encerramento de servidores

Tayná Garcia
Tayná Garcia
06.set.24 às 10h00
Atualizado há 8 meses
Além do Concord: 10 jogos que foram descontinuados em tempo recorde
Concord/PlayStation/Divulgação

Concord chegou como uma das apostas da PlayStation para 2024, mas não teve a estreia que a marca esperava. O multiplayer não agradou nada a crítica especializada e nem a comunidade, e, após duas semanas no ar, terá os servidores encerrados — o que chocou a indústria.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que algo do tipo acontece.

Jogos serem descontinuados em menos de um ano após o lançamento é algo relativamente difícil, mas não impossível. E, até hoje, 10 games sofreram esse trágico destino, seja pela falta de jogadores simultâneos ou necessidade de custos altos para o suporte dos servidores.

Pensando nisso, o NerdBunker decidiu fazer uma viagem no tempo e relembrar alguns dos momentos que a indústria foi surpreendida por encerramentos rápidos.

10 - Mortal Kombat: Onslaught (2023)

Arte conceitual de Mortal Kombat: Onslaught (Imagem: Mortal Kombat: Onslaught/NetherRealm/Divulgação)

  • 1 ano e 4 dias (370 dias)

A lista abre com um encerramento que ainda está em andamento. Mortal Kombat: Onslaught é um RPG de ação gratuito que foi lançado no dia 17 de outubro de 2023, como a aposta para levar a franquia de luta aos dispositivos móveis.

O jogo até chegou a bater 1 milhão de pré-registros, mas o número de jogadores simultâneos despencou mês após mês após o lançamento. Isso levou a NetherRealm retirar Onslaught da App Store e Google Play e anunciar que os servidores serão encerrados no dia 21 de outubro deste ano — praticamente após um ano no ar.

9 - Babylon’s Fall (2022)

Cena de Babylon's Fall (Imagem: Babylon's Fall/Square Enix/Divulgação)

  • 11 meses (361 dias)

Lançado no dia 3 de março de 2022, Babylon’s Fall foi a tentativa da Square Enix em criar uma nova franquia de sucesso do mundo dos RPG de ação com foco multiplayer. Só que, como o jogo está nesta lista, você já pode imaginar que não deu lá muito certo.

Chegando até a registrar apenas um jogador ativo após dois meses do lançamento, o game não foi bem recebido pela comunidade, que criticou o visual inacabado e o sistema de microtransações. Consequentemente, foi anunciado que os servidores seriam encerrados no dia 27 de fevereiro de 2023 — ou seja, 11 meses depois do lançamento.

8 - Apex Legends: Mobile (2022)

Arte promocional de Apex Legends: Mobile (Imagem: Apex Legends/EA/Divulgação)

  • 11 meses (351 dias)

Apex Legends chegou aos dispositivos móveis no dia 17 de maio de 2022 com Apex Legends: Mobile, com a promessa de levar toda a experiência do Battle Royale para a palma da mão dos jogadores.

Só que o jogo não teve uma boa recepção nos celulares. Então, em comunicado, a empresa e o estúdio Respawn anunciaram que os servidores seriam descontinuados no dia 1º de maio de 2023 — menos de um ano depois do lançamento — por “falta de qualidade e de conteúdo” na versão mobile.

7 - Crucible (2020)

Arte promocional de Crucible (Imagem: Crucicle/Amazon Games/Divulgação)

  • 6 meses (173 dias)

Crucible foi um shooter gratuito com uma trajetória curiosa. O jogo, produzido pela Amazon Games, chegou a ser lançado no dia 20 de maio de 2020, mas não conquistou a atenção da comunidade. Isso o levou a voltar ao estado de beta fechado no mês seguinte ao lançamento.

Na época, os desenvolvedores anunciaram que estavam trabalhando em cima de feedbacks e testes para a melhor hora de relançar o jogo — só que isso nunca aconteceu. Poucos meses depois, a Amazon descontinuou o desenvolvimento, encerrando os servidores após seis meses, no dia 9 de novembro de 2020.

6 - Rumbleverse (2022)

Arte promocional de Rumbleverse (Imagem: Rumbleverse/Epic Games/Divulgação)

  • 6 meses (201 dias)

Com a curiosa proposta de misturar Battle Royale e jogos de plataforma, Rumbleverse foi lançado no dia 11 de agosto de 2022 pela Epic Games — e chegou até a conquistar alguns jogadores aqui e ali.

Mas parece que não foi o suficiente. Seja pela fórmula inusitada ou falta de marketing, o jogo não atendeu as expectativas dos desenvolvedores e foi descontinuado após seis meses, no dia 28 de fevereiro de 2023.

5 - Warhaven (2023)

Arte promocional de Warhaven (Imagem: Warhaven/Nexon/Divulgação)

  • 6 meses (197 dias)

Warhaven foi um jogo PvP gratuito com temáticas de guerra medieval e fantasia da Nexon, lançado em acesso antecipado no dia 21 de setembro de 2023. Era um projeto ambicioso, que estava em desenvolvimento há anos e passou por diferentes testes.

Mas não conquistou o público, infelizmente. Além de não ter alcançado números tão expressivos de jogadores simultâneos, muitos não estavam satisfeitos com a gameplay, descrita como “desbalanceada”. Assim, a versão final do game nunca viu a luz do dia porque os servidores foram encerrados após seis meses, no dia 5 de abril de 2024.

4 - Radical Heights (2018)

Arte promocional de Radical Heights (Imagem: Radical Heights/Boss Key/Divulgação

  • 3 meses (89 dias)

Totalmente gratuito para jogar, Radical Heights foi um Battle Royale com temática da década de 1980, que colocava 100 jogadores para se enfrentarem em cenários coloridos, barulhentos e cheios de bicicletas (é sério). Lançado no dia 10 de abril de 2018, chegou apenas para PC.

Só que a proposta não caiu no gosto do público, e o jogo registrou baixos números de usuários ativos, o que consequentemente levou o estúdio Boss Key a descontinuar o projeto no dia 10 de abril do mesmo ano — apenas três meses após o lançamento.

3 - The Day Before (2023)

Arte promocional de The Day Before (Imagem: The Day Before/Fntastic/Divulgação)

  • 1 mês (45 dias)

Uma das maiores controvérsias de 2023, o MMO The Day Before foi lançado no dia 7 de dezembro e, logo de cara, teve uma recepção negativa da comunidade. Muitos jogadores acusaram os desenvolvedores de “propaganda falsa”, uma vez que muitos elementos e mecânicas de trailers não estavam presentes no jogo.

Isso levou a muitas críticas e acusações, o que pressionou o estúdio a remover o game do Steam poucos dias depois. E, no dia 22 de janeiro deste ano, os servidores foram encerrados. Com isso, The Day Before ficou no ar por apenas um mês.

2 - Concord (2024)

Arte promocional de Concord (Imagem: Concord/PlayStation/Divulgação)

  • 14 dias

Chegamos ao jogo que muitos não concordaram. Concord foi lançado no dia 23 de agosto deste ano como uma nova franquia multiplayer da PlayStation, mas alcançou números bem baixos de jogadores tanto no PS5 quanto no PC.

E, para a surpresa de muitos, a marca tomou a drástica decisão de encerrar os servidores do jogo no dia 6 de setembro — ou seja, apenas 14 dias do lançamento. A promessa, no entanto, é que os desenvolvedores vão explorar outras opções para que o projeto seja refeito de uma forma que alcance mais fãs. Só nos resta esperar para ver.

1 - The Culling 2 (2018)

Arte promocional de The Culling 2 (Imagem: The Culling 2/Xaviant Games/Divulgação)

  • 8 dias

O recorde da lista, infelizmente, fica com The Culling 2, que foi descontinuado em surpreendentes oito dias após o lançamento no dia 10 de julho de 2018.

A ideia do projeto era ser um Battle Royale com elementos de sobrevivência, com uma pegada parecida com Fortnite e PUBG. O jogo, no entanto, não caiu nas graças da comunidade — e, rapidamente, os desenvolvedores optaram por encerrar os servidores e voltar a trabalhar no primeiro The Culling (2017).

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais