Zootopia: Essa Cidade é o Bicho foi um dos maiores lançamentos animados do ano passado, com mais de 1 bilhão de arrecadação nas bilheterias e inúmeros troféus em premiações como Oscar, Annie Awards e Globo de Ouro.
Entretanto, de acordo com Gary Goldman, roteirista responsável por Os Aventureiros do Bairro Proibido e O Vingador do Futuro, a história não seria tão original assim. Segundo Goldman, ele teria tentado vender a ideia para a Disney em 2000 e depois novamente em 2009 e foi rejeitado.
No processo, foi incluído uma arte conceitual que mostra comparativos entre os personagens criados por Goldman e os que aparecem em Zootopia:
A Disney negou as acusações e um representante oficial da empresa declarou:
O processo do Sr. Goldman está repleto de alegações completamente falsas. É uma tentativa sem princípios de reivindicar um filme de sucesso que ele não criou e nós vamos nos defender vigorosamente contra tais alegações no tribunal.