As discussões entre o sindicato dos atores de Hollywood e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) não terminaram bem, mas Tom Cruise fez sua parte para tentar impedir a greve que começou na última semana. De acordo com o The Hollywood Reporter, o ator tentou negociar tanto com os representantes dos grandes estúdios quanto com a SAG-AFTRA ainda em junho.
- 7 pontos para entender a greve dos atores e roteiristas de Hollywood
- Confira as regras da greve do Sindicato de Atores de Hollywood
A SAG-AFTRA pode solicitar/autorizar a participação de alguns artistas durante sessões de negociação, com o intuito de ouvir opiniões sobre tópicos nos quais esses atores/atrizes têm experiência. Tom Cruise se encaixou em um desses momentos e defendeu, por exemplo, as demandas dos dublês de Hollywood — que pedem mais regras nos sets, para aumentar a segurança durante filmagens.
O ator também teria expressado suas preocupações sobre a inteligência artificial no cinema.
- Sindicato dos EUA vai barrar filiação de quem promover lançamentos durante greve de atores
- Estúdios e produtores respondem à declaração de greve dos atores
Já do outro lado, Cruise tentou convencer o sindicato SAG-AFTRA a permitir que os artistas promovessem filmes durante a greve. O principal argumento foi a "situação delicada" dos cinemas pós-pandemia, mas tal pedido foi considerado "desconfortável", segundo fonte do The Hollywwod Reporter, que estava presente nas negociações.
No final das contas, a greve foi oficializada na última quinta-feira (13). Atores sindicalizados de Hollywood não podem aparecer em eventos e nem promover suas obras, como em entrevistas, podcasts, programas de TV e eventos de estreia. Caso as combinações sejam desrespeitadas, “as penalidades para tais violações podem incluir censura, repreensão, multa, suspensão e/ou expulsão" da SAG-AFTRA.
Fique de olho por aqui para mais atualizações sobre as greves de atores e roteiristas de Hollywood. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
Fonte: The Hollywood Reporter