O Studio Ghibli está trabalhando em Aya to Majo seu primeiro filme longa-metragem feito inteiramente em computação gráfica.
Dirigido por Goro Miyazaki, filho do cofundador do estúdio, Hayao Miyazaki, o longa será inspirado na novel Earwig and the Witch, de Diana Wynne Jones. Essa é a segunda vez que o estúdio pega inspiração de uma obra da autora: Howl's Moving Castle (lançado como O Castelo Animado no Brasil) adapta a novel de mesmo nome escrita por Jones.
A novel, publicada em 2011, segue a história de Earwig, uma órfã que é adotada por uma bruxa. Ao invés de ficar assustada e fugir, a protagonista, que é muito espirituosa, resolve mostrar quem é que manda para a bruxa, com a ajuda de um gato falante.
Toshio Suzuki, um dos cofundadores do estúdio que atuará como produtor do longa, comentou o filme imaginando como será o mundo após a pandemia de COVID-19, e acrescentou que, como essa é a maior preocupação para pessoas do mundo todo, filmes e televisão não podem evitar tocar nesse assunto. Segundo ele, o ponto forte da história é a esperteza de Earwig e concluiu que, se formos espertos como ela, poderemos superar qualquer tipo de dificuldade.
Goro Miyazaki tem dois filmes lançados sob sua direção: Contos de Terramar (2006) e Da Colina Kokuriko (2011). As informações são do site do estúdio e da NHK, com tradução do Anime News Network.
Aya to Majo será lançado no canal NHK ainda em 2020. não há notícias sobre distribuição internacional do filme.