Voz original de Darth Vader no universo Star Wars, James Earl Jones pode até ter se aposentado, mas isso não significa que o vilão ficará sem a interpretação do astro em projetos futuros. É que Jones fechou acordo para que a Disney utilize gravações de arquivo como base para uma inteligência artificial, que a partir de agora ficará responsável pela voz de Vader.
Segundo o Nerdist, a técnica inclusive já foi usada na minissérie Obi-Wan Kenobi, para o próprio Vader. Em Star Wars, a Disney utiliza o programa Respeecher, que também possibilitou o rejuvenescimento da voz de Mark Hamill para as aparições de Luke Skywalker em The Mandalorian e O Livro de Boba Fett.
James Earl Jones fez a voz de Vader nos três filmes da trilogia clássica e no recente Rogue One: Uma História Star Wars (2016).
- Star Wars: Genevieve O’Reilly fala sobre a luta política de Mon Mothma em Andor
- James Earl Jones vai se aposentar como voz de Darth Vader em Star Wars
Especula-se que Vader pode aparecer em flashbacks na minissérie Ahsoka, confirmada para os próximos anos, e que já tem Hayden Christensen no elenco.