Richard Roundtree faleceu no final da última terça-feira (24), aos 81 anos. O ator era reconhecido, principalmente, por ter estrelado a franquia de thrillers de ação Shaft.
- Burt Young, ator que viveu Paulie em Rocky, morre aos 83 anos
- Keith Jefferson, ator de Django Livre, morre aos 53 anos
A morte foi confirmada por Patrick McMinn, agente de Roundtree desde 1987. O intérprete do detetive John Shaft enfrentava um câncer de pâncreas.
“O trabalho e a carreira de Richard serviram como um ponto de virada para os protagonistas afro-americanos do cinema. O impacto que ele teve na indústria não pode ser dimensionado.”
Richard Roundtree começou a carreira como modelo e, ao migrar para as telonas, assumiu, de primeira, o protagonismo de Shaft. O papel lhe rendeu uma indicação ao prêmio Globo de Ouro de Ator Revelação, e o artista foi aclamado como o primeiro herói de ação negro.
A franquia é composta por cinco filmes, lançados entre 1971 e 2019, com Roundtree à frente dos três primeiros. Em 1973, a CBS também tentou produzir uma série de televisão para Shaft, mas o projeto durou muito pouco.
Samuel L. Jackson, que protagonizou os últimos dois filmes da franquia Shaft, contracenando com Roundtree, publicou uma homenagem ao colega nas redes sociais.
"Richard Roundtree, o primeiro, o melhor que já foi feito! Shaft como conhecemos é e sempre será sua criação! Sua morte deixa um buraco profundo não apenas em meu coração, mas tenho certeza de que no de muitos outros também."