Quando termina a época assustadora do Halloween/Dia da Bruxas, é hora de preparar os enfeites e comidas para a chegada do Natal, que também é marcado por vários filmes e episódios especiais de séries. Inaugurando este período de festas no Brasil, Operação Natal já está em cartaz nos cinemas, com uma trama cheia de ação e grande elenco.
- Esses são os principais lançamentos de filmes de 2024
- Os lançamentos de filmes que queremos ver nos cinemas em 2025
O NerdBunker foi convidado para acompanhar a coletiva de imprensa virtual da produção, que teve presenças ilustres, como Dwayne “The Rock” Johnson, Chris Evans, J.K Simmons e Lucy Liu, além do diretor e produtor Jake Kasdan e de Hiram Garcia, que idealizou a história do projeto.
E, se a época de Natal é repleta de filmes temáticos, um dos grandes desafios de Operação Natal era justamente criar algo novo nesse meio: “Nossa ideia foi criar o ‘Papai Noel definitivo’, no sentido de fazer um personagem que tivesse uma conexão em um nível a mais com o público. E sinto que conseguimos isso com o J.K. Simmons aqui”, diz Garcia.
Na trama da produção, J.K. Simmons é Nick, também conhecido como Papai Noel. Prestes a começar as atividades do Natal, ele é sequestrado, e cabe a Callum Drift (Dwayne Johnson), comandante da Força-Tarefa E.L.F., unir forças com o caçador de recompensas Jack O'Malley (Chris Evans) para salvá-lo. Logo, fica claro que o Natal idealizado por Hiram Garcia também tem um toque de ação.
Novas tradições natalinas

Unir as tradições de Natal com uma pitada de comédia e muita ação foi o desafio encarado pela equipe de Operação Natal, incluindo Lucy Liu, que faz o papel da agente Zoe, líder da organização responsável por cuidar das criaturas mitológicas - incluindo o bom velhinho.
“Amo filmes de ação, cresci assistindo esse gênero, então estar na tela fazendo cenas de ação é muito empolgante. Acho que é algo que deixa crianças, adultos, pessoas de todos os tipos e idades empolgadas.”
Já para Chris Evans, que interpreta o “rebelde” Jack O'Malley, a equação de Natal + ação não foi tão difícil de resolver: “Acho que esse filme tem muita diversão, muitas coisas tradicionais do Natal, não somente as tradições americanas, mas de vários outros países. Unir todas essas mitologias pede por um pouco de ação também, então esse equilíbrio não é tão difícil quanto parece.”
Toda essa energia “diferentona” existe desde os primórdios do projeto, como explica o diretor e produtor Jake Kasdan:
“Esse foi um dos aspectos mais empolgantes deste filme: pensar em uma história do Papai Noel que não tínhamos visto ainda. Durante toda a nossa vida criamos essa imagem do personagem, e a ideia mais interessante para esse projeto foi: e se pudéssemos subir a cortina e ver como o Papai Noel realmente é? Todos os aspectos do filme surgiram dessa ideia inicial.”
O que realmente importa no Natal?

Além de ser uma época festiva, Natal e Ano Novo servem também como um momento de reflexão para muitos, que repassam os meses que terminaram e fazem planos para o futuro. E, em meio à ação, comédia e uma pitada de efeitos práticos, Operação Natal encontra momentos para fazer o público refletir.
“Uma das coisas mais legais é como a história desse filme nos faz lembrar que é importante enxergar o melhor das pessoas. Olhar além da criança travessa que existe em cada pessoa”, diz Dwayne Johnson.
Já Chris Evans ressalta o perdão, levando em consideração que o personagem que interpreta é visto como um "garoto com mau comportamento" pela equipe do Papai Noel: “O coração de toda história de Natal é sobre os sentimentos que temos durante o período de festas, como nos lembramos do que é realmente importante, e como damos novas chances para quem busca por perdão.”
Também com Bonnie Hunt, Kiernan Shipka e Kristofer Hivju no elenco, Operação Natal está em cartaz nos cinemas.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.