Após a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de Rust, uma petição está pedindo o banimento de armas reais em sets de filmagens.
Criado no Change.org por Bandar Albuliwi, o abaixo-assinado conta com mais de 24 mil assinaturas no momento da publicação desta matéria. De acordo com o texto:
“Precisamos nos certificar que essa tragédia evitável não aconteça novamente. Não há justificativa para algo assim acontecer no século 21. Armas reais não são mais necessárias em sets de filmagem. Não estamos no começo dos anos 1990, quando Brandon Lee foi morto da mesma maneira. Essa mudança precisa acontecer antes que mais talentos e vidas sejam perdidas.”
O texto também pede que Alec Baldwin, que disparou a arma no set de Rust, use “seu poder e influência na indústria cinematográfica de Hollywood para fazer mudanças e banir armas reais dos sets”.
O Deadline afirma que, desde o acidente no dia 21, vários movimentos estão acontecendo para garantir mais segurança nos sets de filmagens. Dave Cortese, senador da Califórnia, publicou um comunicado, afirmando que “há uma necessidade urgente de abordar violações de segurança em sets de gravações, incluindo o uso de armas de verdade.”
Além disso, Eric Kripke, criador de The Boys, afirmou nas redes sociais que a série do Prime Video não terá mais armas com balas de festim no set.
Quem seguiu o exemplo foi Alexi Hawley, showrunner da série policial The Rookie. Em entrevista ao Hollywood Reporter, o produtor afirmou que: “A partir de hoje, a nova política em The Rookie é que todos os tiros no set serão com armas de Air Soft, com flashes adicionados depois por computação gráfica. Não teremos mais armas ‘de verdade’ na série. A segurança do nosso elenco e equipe são muito importantes. Qualquer risco é risco demais”.
- Joel Souza, diretor de Rust, lamenta morte de Halyna Hutchins no set do filme
- O que são as balas de festim e por que ainda é perigoso utilizá-las em sets de filmagem
As investigações sobre o que aconteceu no set de Rust ainda estão em andamento, mas a munição de festim costuma ser utilizada em armas reais, para imitar o barulho e o recuo de um tiro de verdade, porém sem o projétil que atinge o alvo.