Na última quarta-feira (12), surgiu a notícia de que Henry Cavill estava deixando o papel do Superman de lado por conta de problemas na agenda. Horas depois, começou a circular um rumor de que Michael B. Jordan (Pantera Negra) poderia ser o novo Homem de Aço dos cinemas. Assim que a divulgação da notícia foi feita, nerds do mundo todo começaram a se opor à ideia de Jordan assumir o papel, argumentando que uma versão negra do herói seria uma ideia muito absurda. Mas não é. E é um conceito que existe nos quadrinhos da DC.
O Superman já foi negro duas vezes no passado. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2009, durante a saga Crise Final, de Grant Morrison e Doug Mahnke. Em um outro ponto do multiverso, o kryptoniano Kalel foi enviado para a Terra-23 após a destruição de Krypton e foi criado como Calvin Ellis por um casal humano.

Com os poderes extraordinários do Homem de Aço, ele acaba se tornando o Presidente dos EUA. Na época, Morrison explicou que se inspirou em Barack Obama para criar o personagem, que voltou a aparecer na edição #9 da Action Comics dos Novos 52.
Em 2014, um novo Superman negro surgiu nas HQs. Val-Zod, o filho do General Zod na Terra-2, era o melhor amigo de Kara Zor-El, a Supergirl, quando Krypton ainda existia. Após a destruição do planeta, Val-Zod passou um longo tempo em sua nave.
Acessando o conhecimento deixado por seus pais, ele aprendeu que a violência é a pior forma de se resolver os problemas e acabou se tornando um pacifista quando chegou nos EUA, decidido a usar seus poderes kryptonianos para o bem, vestindo o manto de Homem de Aço. Além de aparecer nas histórias da HQ Earth-2, ele foi parte importante da saga Convergência, que precedeu o Renascimento do Universo DC.

Caso Jordan seja contratado para ser o novo Superman dos cinemas, não se sabe se ele interpretará um desses dois personagens, ou se o estúdio simplesmente apresentará ele como uma nova versão do Clark Kent que já conhecemos. Para falar a verdade, a escalação do ator é um grande rumor, que rendeu artes interessantes (como a vitrine desse post e que pode ser vista completa aqui), improvável de se tornar realidade, mas que tem precedentes dentro da própria DC, caso a empresa um dia resolva tocar essa ideia adiante. Quem sabe?
No momento, o destino do Homem de Aço nas telonas é incerto, e tanto a Warner como o ator Henry Cavill estão sendo evasivos quanto um pronunciamento oficial sobre o status do herói.