Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker pela primeira vez em 1977, acompanhou os fãs de Star Wars desde então, e observou as mudanças pelas quais a comunidade passou ao longo dos anos.
Em entrevista ao Daily Beast, Hamill falou sobre seus sentimentos pelo fandom da franquia:
Não sei quando, em todo esse tempo, o fandom se tornou tão divisivo. Mas as pessoas realmente tem opiniões, e você não pode evitar de ter opiniões também, porque você viveu com o personagem por tanto tempo. Então quando discordava de algo nos Episódios VII, VIII e IX, eu dizia, para quem quer que fosse, "Bom, não sei se isso está certo". Mas todos têm o mesmo objetivo: fazer o melhor filme possível.
Hamill completou dizendo que ama o novo elenco:
Eu amo o novo elenco. Acho os personagens ótimos e todos os atores são perfeitos. Gostaria de ter trabalhado mais com eles, obviamente, porque estava isolado. Mas, sabe, eu nunca imaginei que voltaria. Foi meio amargo, mas fui capaz de apreciar de uma perspectiva diferente de quando eu tinha 20 e poucos anos. Então foi divertido fazer parte disso, e triste de certa forma, porque eu sabia que seria a última vez que eu interpretaria Luke.
Recentemente, um executivo da Lucasfilm gerou discussões ao debater sobre o que é cânone na franquia — leia mais aqui.
- Star Wars | Rian Johnson comenta a escolha de Taika Waititi para dirigir novo filme
- Executivo da Lucasfilm pede para fãs de Star Wars se acalmarem: “Afinal, é tudo mentira”
- Baby Yoda supera Darth Vader e se torna o personagem mais popular de Star Wars
O capítulo mais recente da franquia, Star Wars: A Ascensão Skywalker, arrecadou mais de US$ 1 bilhão em bilheteria mundialmente.