Muitos rumores circularam dizendo de diversas formas que o live-action de Mulan seria muito diferente da animação original da Disney. De fato, as contratações de elenco mostram que diversos novos personagens estarão no filme, mas houve uma polêmica ainda maior quando o assunto foi a ausência de Mushu, Lee Shang e, principalmente, das músicas — já que algumas fontes diziam que esta versão não seria musical.
Ainda não temos certeza de nada disso, mas o site DisInsider diz ter conversado com um membro da produção do filme, que trouxe informações sobre as músicas e personagens. O funcionário da Disney diz que Mushu estará no filme e que algumas canções da animação original também vão dar as caras.

Niki Caro dirige o filme, enquanto Rick Jaffa e Amanda Silver, de Planeta dos Macacos: A Origem, assinam o roteiro. A atriz chinesa Liu Yifei viverá a protagonista.
A trama se passa na China da Dinastia Han. Após o país ser invadido pelos Xiongnu, o imperador decreta que pelo menos um homem de cada família precisa integrar o exército que protegerá a nação. Para poupar seu pai adoentado de ter de partir para o campo de batalha, a jovem Mulan se passa por homem e decide que lutará até o fim pela liberdade chinesa. O longa não seguirá fielmente o roteiro da animação, se aproximando mais da antiga lenda que baseou o filme original.
Mulan estreia 27 de março de 2020. O longa originalmente chegaria em 2018, mas foi adiado por motivos não revelados. As filmagens estão acontecendo neste momento em um estúdio da Disney na Nova Zelândia e locações na China.