A Kyoto Animation, um dos maiores estúdios de anime do Japão, sofreu um incêndio criminoso que deixou 34 vítimas fatais e 34 feridos no dia 18 de julho — o que causou comoção ao redor do mundo inteiro.
De acordo com a KTV, os funcionários da empresa e até aqueles que sobreviveram ao ocorrido estão voltando ao trabalho nesta semana.
O estúdio está se reerguendo com a ajuda de doações arrecadadas pelas organizações GoFundMe e Yahoo! Net Fund, em parceria com a Associação Japonesa de Criadores de Animação. Eles também abriram uma conta bancária para os fãs que quiserem doar diretamente.
O dinheiro será usado para a reconstrução do prédio onde ficava a parte do estúdio que foi destruída e para as famílias das vítimas.
A KyoAni, por meio de uma declaração, pediu para a polícia e a imprensa não divulgarem os nomes das vítimas até o inquérito oficial ser finalizado.
O Kyoto Animation é o estúdio responsável por animes como K-On!, Free! Iwatobi Swim Club, A Voz do Silêncio, Violet Evergarden, The Melancholy of Haruhi Suzumiya, Clannad, Miss Kobayashi’s Dragon Maid, entre outros. É um dos únicos estúdios em que os animadores são funcionários fixos: o modelo mais comum no Japão é contratar animadores freelancers.