Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Kevin Spacey é acusado de assédio sexual por oito membros da equipe de House of Cards
Filmes

Kevin Spacey é acusado de assédio sexual por oito membros da equipe de House of Cards

Spacey foi expulso de da agência de atores e assessoria de imprensa que fazia parte

João Abbade
João Abbade
03.nov.17 às 10h15
Atualizado há mais de 7 anos
Kevin Spacey é acusado de assédio sexual por oito membros da equipe de House of Cards

A CNN entrevistou oito membros da equipe de produção de House of Cards que dizem ter presenciado atos de assédio sexual por parte de Kevin Spacey. Segundo os profissionais que preferiram ficar em estado de anonimato, Spacey fez com que as filmagens da série se tornassem um ambiente "tóxico" para todos. Eles também dizem que o comportamento do ator foi "predatório" e que as vítimas eram tipicamente homens jovens.

Entre os entrevistados está um assistente de produção que revela ter sido assediado por Spacey. O assistente diz que estava incumbido de ir de carro buscar o ator e leva-lo até o set de filmagens de House of Cards. Durante a viagem de aproximadamente 48km, o interprete de Frank Underwood colocou a mão por baixo da calça do assistente de produção sem o consenso do mesmo.

Eu fiquei em um estado de choque. Ele é um homem em uma posição de muito poder [na série] e eu era alguém muito pequeno na cadeia alimentar da produção.

O assistente diz que mais coisas aconteceram no carro neste dia, mas ele preferiu que as mesmas não fossem descritas com medo de que Spacey o identificasse.

Chegando no set de filmagens, o assistente ajudou o ator a descarregar seus pertences e levá-los até o seu trailer. Entretanto, quando os dois estavam no alojamento de Spacey, o ator encurralou o membro da equipe técnica e bloqueou sua saída do trailer.

O assistente teve medo de ser demitido ao contar para seus superiores, mas disse que contou a história para um colega de trabalho. A CNN falou com este colega, que confirmou a história por completo.

Meses depois uma reclamação formal à equipe da série foi feita e a decisão da produção foi de manter Kevin Spacey longe deste membro da produção em específico. Depois disso os assédios contra este funcionário pararam. O assistente diz que esse tipo de comportamento era rotina para o ator:

Eu não tenho dúvida de que esse tipo de comportamento predatório era rotina para ele e, a minha experiência, foi uma de muitas que Kevin teve graças a sua posição de superioridade. Era um ambiente tóxico para qualquer cara jovem que interagia com ele, seja membro da equipe, elenco, atores extras...

Um outro funcionário que trabalhou na equipe em todas as seis temporadas também diz ter sido assediado por Spacey rotineiramente. "Ele colocava as mãos em mim de jeitos estranhos", disse ele. "Ele sempre vinha e massageava meus ombros por trás, ou colocava as mãos na minha barriga de jeitos estranhos e, no dia-a-dia, ele vinha com conversas inapropriadas", afirmou.

Procurada pela CNN, a MRC — empresa que produz a série — revelou que já tinha conhecimento de um destes casos de assédio, mais especificamente um que aconteceu em 2012. Segundo a empresa, após ouvir a reclamação de seu funcionário, eles buscaram "satisfazer os dois lados" ao resolver a situação. Sendo assim, Spacey participou de um processo de treinamento e, desde aí, a MRC diz nunca mais ter ouvido reclamações formais.

Um assistente de câmera disse que os caso de assédio relacionados a Spacey eram públicos no ambiente de filmagens: "todo mundo via ele fazendo". Outros funcionários ouvidos pela reportagem da CNN dizem que o ator recebeu instruções específicas quanto a este comportamento durante as gravações da série.

Segundo o câmera, os membros da equipe nunca denunciavam os casos por medo de perderem seus empregos. "Quem vai acreditar em meros membros da equipe. Nós seriamos demitidos.", afirmou.

A MRC diz que irá continuar investigando todas as denúncias feitas a Kevin Spacey.

No inicio da semana, o ator Anthony Rapp (Rent, Star Trek) veio a público e acusou Kevin Spacey de ter lhe assediado sexualmente quando ele tinha 14 anos de idade na década de 80. Depois da denúncia Spacey pediu desculpas pelo ocorrido, mas o ator sofreu com diversas represálias durante a semana, entre elas o cancelamento de uma homenagem no Emmy  e a suspensão da produção da sexta temporada de House of Cards.

Além de ter sua MasterClass e uma campanha a indicação para o Oscar 2018 canceladas, Spacey também foi expulso de sua agência de atores e sua assessoria de imprensa abandonou-o depois das acusações.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais