Pouco após a morte do ator e dublador James Earl Jones, divulgada no fim da tarde desta segunda-feira (9), colegas de elenco e estrelas de Hollywood usaram as redes sociais para celebrar o legado do astro, eternizado como uma das vozes mais potentes do cinema.
- 5 trabalhos para celebrar o talento de James Earl Jones
- Eterna voz do Darth Vader, James Earl Jones morre aos 93 anos
Jones morreu na manhã de hoje, de causa ainda não revelada, aos 93 anos. As memórias dos amigos e admiradores dão o tom de como o astro foi querido em todos os projetos que estrelou ao longo de mais de seis décadas.
Intérprete do Luke Skywalker na saga Star Wars, Mark Hamill escreveu:
“Um dos melhores atores do mundo, cujas contribuições para Star Wars são incalculáveis. Sua falta será muito sentida. Descanse em paz, pai.”
Kevin Costner, colega de elenco de James Earl Jones em Campo dos Sonhos:
"Aquela voz estrondosa. Aquela força silenciosa. A gentileza que ele irradiava. Muito pode ser dito sobre seu legado, então direi apenas o quanto grato por parte dele incluir Campo dos Sonhos. Se você já viu, sabe que este filme não seria o mesmo com qualquer outra pessoa naquele papel. Só ele poderia trazer esse tipo de mágica para um filme sobre beisebol e um milharal em Iowa. Sou grato por ter sido uma testemunha dele fazendo essa magia acontecer. Descanse em paz, amigo"
George Lucas, criador da saga Star Wars, relembrou:
"Por quase meio século ele foi Darth Vader, mas o segredo de tudo é que ele foi um lindo ser humano. Ele deu profundidade, sinceridade e significado para todos os seus papéis, e entre os mais importantes, estavam ser um marido devoto à saudosa Ceci e um pai para Flynn."
Rob Minkoff, que dirigiu Jones em O Rei Leão (1994), diz:
“Acabo de saber do falecimento do grande James Earl Jones. Tive a sorte de trabalhar com ele. Seu trabalho como Mufasa foi perfeito. Que homem e ator poderoso. Ele se foi, mas sua memória fica. Descanse em poder.”
Giancarlo Esposito, colega no espetáculo Gata em Teto de Zinco Quente, escreve:
"Quando estivemos juntos na Broadway com Gata em Teto de Zinco Quente, eu me sentava no camarim e assistia a ele trabalhando e lendo sua pilha de jornais e roteiros — ele lia TODOS. Ver a dedicação dele me ensinou mais do que eu poderia ter imaginado. Essas conversas moldaram não apenas minha abordagem quanto à atuação, mas como eu gostaria de me levar nessa indústria. Depois, quando consegui o papel de Moff Gideon, busquei inspiração em James novamente. A influência dele foi dos palcos à galáxia tão, tão distante, e me ajudou a encontrar minha voz como Moff Gideon. James não apenas abriu as portas para atores negros — ele esmagou as barreiras e as manteve calorosa abertas, garantindo que outros o seguissem. A mentoria e amizade dele foram algumas das experiências mais valiosas da minha vida. (...)"
Astro de Euphoria, Colman Domingo escreveu:
“Descanse. Obrigado por tudo. Tudo. Tudo. Todos nós te admiramos. Obrigado, Rei James Earl Jones. Descanse em paz.”
Octavia Spencer (atriz):
“Estou profundamente triste pelo falecimento de James Earl Jones. ‘Lendário’ sequer descreve seus papéis icônicos e seu impacto no cinema. Sua voz e talento serão sempre lembrados. Muito amor para a família, amigos e incontáveis fãs por todas as galáxias muito, muito distantes.”
Danielle Brooks (atriz de Pacificador e A Cor Púrpura):
“Descanse em poder para um dos nossos gigantes. Que possamos sempre guardar sua voz em nossos corações!”
Garcelle Beauvais (colega de elenco de Jones em Um Príncipe em Nova York):
“Não consigo expressar o quanto estou triste. Obrigado por nos iluminar com seu talento e espírito! Foi um prazer conhecê-lo e trabalhar com você.”
Barry Jenkins, diretor do filme Mufasa, escreve:
"Eterno e sempre lendário"
Ava DuVernay, diretora de Selma e Olhos Que Condenam, diz:
"Muito obrigada por nos mostrar a nós mesmos. Nossas versões complicadas, dignificadas, nossos sorrisos, nossa dor. Um trabalho bem feito. Um presente compartilhado lindamente. Abençoado seja conforme sua jornada continua. #JamaisEsquecido"

Yvette Nicole Brown (atriz de Community) escreveu:
"Além de Star Wars, o primeiro filme que lembro de ter assistido foi Claudine. James Earl Jones é parte do meu DNA cinemático. 'Coração partido' é um eufemismo.
Rosario Dawson, a Ahsoka live-action do universo Star Wars, diz:
"QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ. Descanse no poder, Rei James. OBRIGADA. #Lendas nunca morrem"
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Matéria escrita em parceria com Gabriel Avila