Depois de ser anunciado como parte do elenco do reboot de Hellboy, o ator Ed Skrein anunciou nesta segunda-feira (28) que deixará a produção do filme, no qual interpretaria o militar Major Ben Daimio, retratado como um asiático nos quadrinhos.
A decisão foi tomada após a polêmica de embranquecimento, ou whitewashing, que foi gerada com o anúncio. Em seu Twitter, Skrein deu uma declaração, explicando por que decidiu deixar o elenco, afirmando que não sabia da origem do personagem nos quadrinhos.
Na última semana foi anunciado que eu interpretaria o Major Ben Daimio no reboot de Hellboy. Eu aceitei o papel sem saber que o personagem nos quadrinhos originais era um asiático. Aconteceram algumas conversas intensas e compreensivelmente incomodadas desde o anúncio, e eu preciso fazer o que sinto que é certo.Está claro que representar este personagem de uma forma culturalmente correta tem significância para as pessoas, e que negar esta responsabilidade iria continuar uma preocupante tendência de apagar histórias e vozes de minorias étnicas nas Artes. Eu sinto que é importante honrar e respeitar isso. Então eu decidi sair para que o papel possa ter alguém apropriado.
Representação de diversidade étnica é importante, especialmente para mim, já que eu tenho uma família mestiça. É nossa responsabilidade fazer decisões morais em tempos difíceis e de dar voz para a inclusão. Eu espero que um dia estas discussões se tornem menos necessárias e que nós possamos ajudar a tornar igualdade de representação nas Artes uma realidade.
Fico triste de deixar Hellboy, mas se esta decisão nos deixa mais próxima deste dia, vai valer a pena. Espero que faça a diferença.
Com amor e esperança,
Ed Skrein
O longa com David Harbour será chamado apenas de Hellboy, segundo um representante da Lionsgate. O roteiro será escrito por Mike Mignola ao lado de Andrew Cosby (2 Guns) e Christopher Golden (autor do livro Of Saints and Shadows).
Hellboy foi criado por Mignola em 1993 e desde então se tornou um ícone dos quadrinhos. Ele é o filho de um demônio que acabou sendo criado por um humano. Quando mais velho, ele passou a integrar o B.P.R.D, o departamento de pesquisa e defesa das forças sobrenaturais. Junto de uma equipe, o demônio vagou pela terra enfrentando todos os tipos de forças do mal.
Hellboy está previsto para 2018.