Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Han Solo | Falta de marketing causou o fracasso comercial, dizem analistas
Filmes

Han Solo | Falta de marketing causou o fracasso comercial, dizem analistas

Consultoria enviou relatório aos investidores da Disney

Cesar Gaglioni
Cesar Gaglioni
05.jun.18 às 12h32
Atualizado há quase 7 anos
Han Solo | Falta de marketing causou o fracasso comercial, dizem analistas

Han Solo: Uma História Star Wars estreou há duas semanas com um péssimo desempenho comercial, e deve se tornar o primeiro filme da franquia a causar algum tipo de prejuízo para a Lucasfilm.

O Deadline divulgou um relatório feito pela consultoria Cowen Group para os investidores da Disney. Os analistas acreditam que a principal causa para o fracasso de Han Solo nas bilheterias foi uma estratégia de marketing fraca, que não vendeu a ideia de um novo ator interpretando o personagem, apontando que que no primeiro teaser, Alden Ehrenreich apareceu claramente em apenas 10 segundos do vídeo. A análise também diz que o volume de teasers, comerciais e pôsteres só aumentou cerca de um mês antes da estreia, indo na contramão do que seria necessário para promover um blockbuster.

A Cowen Group também deixou claro aos investidores que as críticas feitas a Os Últimos Jedi não afetou o desempenho de Han Solo. Os analistas escrevem: "Se a franquia sobreviveu a Ameaça Fantasma e Ataque dos Clones, nós não acreditamos que as reações a Os Últimos Jedi causou algum dano no resultado final". Nas redes sociais, parte do público estava dizendo que o fracasso do novo spin-off se deu por conta das escolhas criativas tomadas em Episódio VIII, principalmente em questões sociais e de representatividade.

Os analistas também disseram que a mudança de diretores no meio do processo de produção não teve impacto na bilheteria, já que essa é uma questão interna do estúdio que não era de conhecimento da maior parte do público. O relatório aproveita para negar a ideia de que o fracasso foi causado por uma estreia marcada para apenas cinco meses após o último longa da saga, apontando que, se esse fosse o caso, os filmes da Marvel também teriam um desempenho comercial fraco.

Até o momento, Han Solo: Uma História Star Wars arrecadou apenas US$ 264 milhões ao redor do mundo (um disclaimer: US$ 264 mi é muito dinheiro. Eu estaria bem feliz com essa grana na minha conta. Mas, para os acionistas, isso é pouco. Bem, bem pouco), o que pode ser considerado um péssimo desempenho. Para se ter uma noção de escala, Os Últimos Jedi arrecadou US$ 296 milhões apenas na semana de estreia.

Han Solo: Uma História Star Wars está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

 

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast