Monstros gigantes são legais. Como não apreciar estas bestas colossais destruindo cidades ou lutando entre si? Desde as entidades mitológicas até a nossa fascinação pelo estudo arqueológico de dinossauros, estas criaturas sempre fizeram parte da nossa história. Então não é por acaso que os kaiju, ou daikaiju, como também são chamados no Japão, têm um lugarzinho tão especial na cultura popular.
Entre todas as nossas formas de entretenimento, é no cinema que eles mais brilham. Seja quando o King Kong escalou o Empire State enquanto segurava Ann Darrow (King Kong, 1933), ou quando Godzilla devastou Tóquio pela primeira vez (Godzilla, 1954): estes momentos marcaram a sétima arte para sempre.
Por isso, decidimos contar um pouco sobre os principais monstros gigantes da história do cinema — muitos dos quais continuam sendo retratados na telona até hoje.
Godzilla

Nada mais justo do que começar com o principal kaiju, o mais famoso e, sem dúvidas, o maior responsável pela popularização do gênero: Godzilla! Ou ゴジラ, como é chamado originalmente (junção das palavras “gorila” e “kujira”, que significa baleia). Ele não apenas é o maior ícone da categoria, como também é um dos personagens mais reconhecidos no mundo, justificando seu título de Rei dos Monstros.
Godzilla estreou no filme homônimo de 1954, produzido e distribuído pela Toho Company. No longa, ele serve como uma metáfora, uma forma de representar a ameaça nuclear e o medo que a população japonesa tinha de uma tragédia, como as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, se repetir no país. A obra tinha um tom muito sério e sombrio, ao contrário de praticamente todas as outras que vieram depois.
Desde então, o Rei dos Monstros protagonizou mais de 30 filmes, eventualmente sendo apresentado de uma maneira mais leve, às vezes até em tom de galhofa. Ele foi o vilão em alguns longas e herói salvador do planeta em outros. E sempre representado como uma força quase inexorável da natureza.
A origem do grandão varia bastante entre os filmes, mas, na maioria das vezes, ele é uma criatura pré-histórica que sofreu algum tipo de mutação ou foi despertada por causa de bombas ou desastres nucleares.
Assim como sua origem, seus dados aproximados também variam bastante. Sua menor versão (a original) tinha cerca de 50 metros de altura e pesava 20 mil toneladas. Mas isso nem se compara à sua maior contraparte, do filme animado Godzilla: Planeta dos Monstros (2017), onde ele tem incríveis 300 metros de altura e 100 mil toneladas!

Da mesma forma, seus poderes também dependem de qual versão estamos analisando. Tradicionalmente, o titã apresenta regeneração, capacidade de absorver energia, um pulso nuclear e a Baforada Atômica, seu ataque mais famoso. Apesar disso, ele não é invencível e já demonstrou fraquezas contra o frio, eletricidade e cádmio (um elemento que desacelera reações nucleares).
O Godzilla original foi morto pelo Destruidor de Oxigênio, uma arma com um componente químico que remove o oxigênio da água, fazendo as criaturas morrerem por asfixia e se liquefazerem pela água corrosiva.
Seja como for, o Rei dos Monstros não pode ser derrotado facilmente e costuma fazer jus ao título.
Godzilla em dados:
- Altura: entre 50 metros e 300 metros
- Peso: entre 10 mil toneladas e 100 mil toneladas
- Poderes: Baforada Atômica, Pulso Nuclear, Regeneração, Absorção de Energia
- Fraquezas: Frio, Eletricidade, Cádmio, Destruidor de Oxigênio
- Filme de estreia: Godzilla (1954)
Rodan

O monstro alado Rodan fez sua estreia nos cinemas japoneses em um filme homônimo, de 1956, produzido pela Toho Company. Mas foi no longa Ghidorah, the Three-Headed Monster (1964) que ele ficou realmente famoso, quando ficou marcado como o primeiro aliado de Godzilla, ao lado de Mothra, graças à ameaça de King Ghidorah. Depois disso, os dois se juntaram e também se enfrentaram diversas vezes nos cinemas.
Sua origem, embora tenha variações dependendo da época (como acontece com a maioria dos monstros japoneses), é bastante consistente ao longo dos anos, e o colosso é comumente apresentado como um Pteranodonte que sofreu mutações e cresceu após ser exposto à algum tipo de radiação.
Suas versões ao longo dos anos não são muito divergentes entre si. Sua menor altura foi de 50 metros, enquanto a maior foi de 100 metros. A envergadura de suas asas já foi de 120 metros até 200 metros. Já seu menor peso foi de 15 mil toneladas, enquanto sua encarnação mais pesada tinha 30 mil toneladas.
Seus poderes também costumam ser os mesmos. Sua principal habilidade é o Voo Supersônico, que faz dele um adversário veloz e ágil. Mesmo quando não pode chegar perto para atacar com seu bico e suas garras, Rodan tem a opção de golpear à longa distância com Ondas de Choque e Ventanias. Seu ataque mais poderoso, no entanto, é na forma de Fire Rodan, quando pode soltar um Raio de Urânio devastador.

Diferente da maioria dos outros monstros, ele nunca teve nenhuma fraqueza em particular e até mesmo já demonstrou uma resistência excepcional ao receber a Baforada Atômica de Godzilla e os Raios Gravitacionais de King Ghidorah como se não fossem nada!
Rodan em dados:
- Altura: entre 50 metros e 100 metros
- Envergadura das Asas: entre 120 metros e 200 metros
- Peso: entre 15 mil toneladas e 30 mil toneladas
- Poderes: Voo Supersônico, Ondas de Choque, Ventania, Raio de Urânio (como Fire Rodan)
- Filme de estreia: Rodan (1956)
Mothra

Fazendo sua estreia no filme homônimo de 1961, a mariposa Mothra é o segundo kaiju mais popular da Toho Company. Sua popularidade no Japão é tanta, aliás, que a empresa já deu a ela o título de Rainha dos Monstros. Não apenas isso, ela também é a única criatura que ainda não foi totalmente absorvida pela franquia do Godzilla, fazendo sucesso o bastante para voltar a ter longas-metragens próprios, diferente de seus colegas gigantes.
Mothra, diferente da maioria dos outros kaiju, é uma criatura benevolente. Sua origem varia bastante entre os filmes, mas ela é sempre retratada como uma espécie de deusa ou de guardiã que defende a Terra de todo tipo de ameaça ou, às vezes, que pune a humanidade por sua ganância. Outra característica notável é a companhia de duas fadas gêmeas, que costumam ser porta-vozes dela.

Seus dados físicos já mudaram bastante ao longo do tempo também. Em sua forma adulta, já teve entre 24 e 80 metros de comprimento, enquanto seu peso foi de 6 mil toneladas até 25 mil toneladas. A envergadura de suas asas são as que mais variaram, indo de 50 metros até 250 metros!
Apesar de ser uma criatura benevolente e ter uma aparência inofensiva, Mothra não deve ser subestimada. Embora seja uma das grandes aliadas de Godzilla em vários filmes, ela também é um dos poucos monstros que conseguiram derrotá-lo em combate, inclusive em sua forma de larva (Mothra vs. Godzilla, 1964).
Seus poderes são bem variados, e ela é capaz de lançar uma poderosa seda em seu estado larval. Como adulta, ela tem Voo Supersônico, pode causar poderosas ventanias, lançar raios de suas antenas e usar poderosos ferrões como ataques de curta distância.
Apesar de todos estes poderes, Mothra não é muito resistente e já demonstrou fraqueza contra ataques de energia e calor intenso. Sua única forma de se defender é soltando suas escamas para refletir projéteis inimigos ou envenenar os adversários, embora esta habilidade afete sua mobilidade e possa ser perigosa para ela, sendo usada apenas como último recurso.
Mothra em dados:
- Altura: entre 30 metros e 180 metros (larva); entre 24 metros e 80 metros (adulta)
- Envergadura das Asas: entre 50 metros e 250 metros
- Peso: entre 9 mil toneladas e 15 mil toneladas (larva); entre 6 mil toneladas e 25 mil toneladas (adulta)
- Poderes: Seda (larva), Vôo Supersônico, Ventania, Escamas, Raios de Antenas, Ferrões Venenosos, Imortalidade
- Fraquezas: Ataques de energia, Calor intenso
- Filme de estreia: Mothra (1961)
King Ghidorah

O dragão dourado de três cabeças King Ghidorah é um dos monstros mais poderosos já criados pela Toho Company, sendo considerado o arqui-inimigo de Godzilla pelos fãs, já que é um dos poucos capazes de enfrentá-lo de igual para igual.
Seu nome pode parecer esquisito, mas tem origem na própria concepção do kaiju, que foi inspirado na criatura da mitologia grega conhecida como Hidra, ヒドラ (hidora) em japonês , eventualmente gerando o nome “Ghidorah”. Outra inspiração foi o Yamata no Orochi, uma entidade da mitologia japonesa, ou seja, um yokai, com oito cabeças de serpentes e oito caudas.

Ghidorah estreou no filme Ghidorah, the Three-Headed Monster (1964), quando mostrou pela primeira vez sua força colossal, obrigando Godzilla, Mothra e Rodan a pararem de brigar entre si e forçando a primeira aliança do trio. Este foi o nível da ameaça do dragão espacial.
A origem de King Ghidorah, como você pode adivinhar, varia muito dependendo do filme, mas ele é sempre representado como uma criatura puramente maligna. Normalmente é uma entidade cósmica que ataca planetas até eliminar toda a vida existente neles. Às vezes, também é um ser controlado por alguma raça alienígena com o plano de dominar ou destruir a Terra.
Seja como for, ele é sempre um inimigo perigoso – tanto para a humanidade quanto para os outros monstros. Só houve uma exceção, no longa Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack (2001), onde ele foi apresentado como um Yamata no Orochi que não desenvolveu todas as cabeças e que defende o Japão do Rei dos Monstros. Esta foi sua primeira e única aparição benigna até o momento.
Ghidorah também é famoso por ser um dos maiores kaiju da Toho, muitas vezes maior do que o próprio Godzilla, com uma altura variando entre 50 metros e 150 metros. A envergadura de suas asas já foi de 80 metros até 175 metros, enquanto o peso variou de 25 mil toneladas até 70 mil toneladas.
Além de sua força bruta, que rivaliza ou até supera a de outros monstros, King Ghidorah é capaz de voar, gerar furacões, campos de força e até se regenerar! Seus golpes mais poderosos são os Raios Gravitacionais lançados de suas três bocas, que têm a mesma força da Baforada Atômica de Godzilla, além de relâmpagos gerados por suas asas.
Felizmente, ele tem uma fraqueza: a parte da frente dos pescoços, onde não há escamas, costuma ser o lugar mais frágil de seu corpo. Além disso, por ser frequentemente controlado por pessoas e alienígenas, ele pode ficar confuso quando para de receber ordens de seus mestres, o que geralmente significa sua derrota.
King Ghidorah em dados:
- Altura: entre 50 metros e 150 metros
- Envergadura das Asas: entre 80 metros e 175 metros
- Peso: entre 25 mil toneladas e 70 mil toneladas
- Poderes: Vôo, Raios Gravitacionais, Relâmpagos, Furacões, Campo de Força, Regeneração
- Fraquezas: Parte da frente dos pescoços
- Filme de estreia: Ghidorah, the Three-Headed Monster (1964)
Gamera

Em 1965, depois de mais de uma década de sucesso da Toho com os filmes de Godzilla, a empresa rival Daiei (hoje conhecida como Kadokawa Daiei) decidiu entrar na onda dos kaiju ao criar um dos monstros gigantes mais famosos do Japão: a tartaruga voadora Gamera.
Embora tenha sido criado para aproveitar o sucesso do gênero estabelecido por Godzilla, Gamera tem uma filmografia muito mais humilde: apenas 12 longas-metragens. Além disso, diferente do rival, a tartaruga é frequentemente retratada como um herói, além de ter filmes mais comumente voltados para o público infantil – uma estratégia que a própria Toho tentou com Godzilla, embora a empreitada não tenha durado muito.
No longa original, Gamera era uma tartaruga pré-histórica despertada por uma explosão atômica. Depois que ganhou título de herói, começou a ser apresentado como um guardião da Terra, criado por uma civilização perdida, para proteger o planeta de outras criaturas devastadoras.
Sendo um protetor do planeta, o heroico monstro é uma força a ser reconhecida. Com uma altura variando entre 35 metros e 80 metros nos filmes, além de um peso indo de 80 toneladas a 1.200 toneladas, Gamera tem mais do que tamanho e força bruta para enfrentar qualquer ameaça.
O kaiju pode lançar chamas e Esferas de Plasma pela boca. Se isso não for o bastante, ele ainda pode absorver energia de diversas fontes, como calor, luz, eletricidade e radioatividade. Sua habilidade mais famosa, no entanto, é a peculiar capacidade de voar ao encolher seus membros dentro do casco e soltar fogo pelas cavidades, girando pelo ar.

Gamera tem um corpo extremamente forte e resistente, mas também tem uma fraqueza: frio extremo. Apesar disso, caso tome muito dano e seja necessário, ele pode regenerar membros temporariamente na forma de plasma para continuar lutando.
A franquia de Gamera está em hiato desde 2006, quando foi lançado seu filme mais recente, Gamera the Brave. Em 2015, o personagem ganhou um curta na New York Comic Con para celebrar seus 50 anos, mas nenhuma novidade foi anunciada desde então. Quem sabe a tartaruga voadora mais famosa do cinema esteja apenas esperando o momento certo para um retorno triunfal.
Gamera em dados:
- Altura: entre 35 metros e 80 metros
- Peso: entre 80 toneladas e 1200 toneladas
- Poderes: Voo, Lança-chamas, Esferas de Plasma, Regeneração temporária, Absorção de Energia, Casco super-resistente
- Fraquezas: Frio intenso
- Filme de estreia: Gamera (1965)
King Kong
É possível argumentar que todo o gênero “monstros gigantes” começou com King Kong, filme produzido pela RKO Radio Pictures e que encantou os espectadores nos cinemas norte-americanos em 1933, ao mostrar o gorila gigante aterrorizando Nova York. Talvez, se não fosse por ele, nem mesmo Godzilla teria sido criado.
Apesar de ser a única produção dos Estados Unidos nesta lista, eventualmente a Toho Company conseguiu a licença para usar o personagem em seus filmes, resultando no icônico encontro de King Kong vs. Godzilla em 1962, onde ele chegou a derrotar o Rei dos Monstros! Seu único outro longa-metragem produzido pela empresa japonesa foi King Kong Escapes (1967).
Em praticamente todas as suas aparições, Kong é membro de uma raça de gorilas gigantes (muitas vezes o último), que vive em Skull Island (ou Ilha da Caveira). Sendo assim, suas habilidades são todas as esperadas de um primata colossal, como uma poderosa força, resistência descomunal e grande agilidade. Sua grande vantagem, entretanto, é ter uma inteligência normalmente não vista nos outros monstros.
O Rei dos Macacos, como também é chamado, costuma ser bem menor que os outros monstros desta lista, com uma altura variando entre 15 metros e 45 metros, além de um peso de 5 toneladas até 20 mil toneladas.
Ele até pode ser um pouco mais humilde do que a maioria dos kaiju, mas King Kong merece todo o respeito dos fãs – seja por ser um dos precursores do gênero ou por ser um dos poucos a continuar protagonizando novos filmes até hoje!
King Kong em dados:
- Altura: entre 15 metros e 45 metros
- Peso: entre 5 toneladas e 20 mil toneladas
- Poderes: Grande Força, Resistência, Agilidade e Inteligência
- Filme de estreia: King Kong (1933)
Já são mais de oito décadas de filmes com monstros gigantes, desde a primeira aparição de King Kong. Só de Godzilla temos 65 anos de história. Mas o mais incrível é que, mesmo depois de todo este tempo, o gênero não dá nem sinais de perder o fôlego.
E enquanto os kaiju forem parte da cultura popular e incentivarem novos filmes e obras, o Rei dos Monstros, o Rei dos Macacos e todos os outros continuarão existindo – para o terror de todas as cidades que serão destruídas na telona, mas para a alegria dos fãs.