Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Conheça as Eras do Godzilla
Filmes

Conheça as Eras do Godzilla

Saiba como são divididos os mais de 30 filmes que o monstro gigante estrelou ao longo de 70 anos

Gabriel Avila
Gabriel Avila
01.abr.24 às 17h12
Atualizado há 12 meses
Conheça as Eras do Godzilla
Godzilla/Toho/Reprodução

Novo lançamento do kaiju nos cinemas, Godzilla e Kong: O Novo Império faz parte do chamado MonsterVerse, dos EUA, mas o diretor Adam Wingard fez questão de dizer que a produção também presta homenagem aos filmes japoneses do lagartão atômico. Em entrevistas, o cineasta se declarou fã dos longas lançados no “fim da Era Showa”, o que pode ter causado certa surpresa aos novos chegados à franquia.

Muitos podem não saber, mas os mais de 30 filmes de Godzilla produzidos no Japão são divididos em Eras, que trazem tons, propostas e conceitos únicos, alimentando a mitologia do personagem de diferentes frentes. Mas, vamos com calma.

Em primeiro lugar, vale explicar que os nomes das Eras do Godzilla seguem o calendário histórico do Japão, que dá início a uma Era ou Período com a ascensão de um governante ao trono, e a encerra quando ele morre. Em segundo, vale reforçar que as Eras não levam em conta as produções dos EUA – ainda que elas tenham certa influência nos rumos da franquia.

Para que você conheça cada uma delas, sua duração, principais características e filmes, o NerdBunker reuniu abaixo um guia completo com todas as eras de Godzilla ao longo dos 70 anos do personagem. Confira abaixo:

Era Shōwa (1954 –1975)

Foto do Godzilla em cena do primeiro filme (Toho/Reprodução) Foto do Godzilla em cena do primeiro filme (Toho/Reprodução)

A primeira e mais longa era começou em 1954, com o lançamento de Godzilla (1954), o clássico primeiro filme da saga, que alçou o personagem ao patamar de ícone quase instantaneamente. A produção apresentou Gojira – que se tornou “Godzilla” na tradução norte-americana – como um monstro gigante ancestral que foi modificado e acordado por testes de bomba atômica. Como resultado, o bichão ataca o Japão e o resto é história.

O título se tornou um clássico por unir a reflexão sobre os horrores das armas humanas e suas consequências, com o espetáculo de destruição e efeitos especiais proporcionado pelo monstro. Como consequência, Godzilla popularizou de vez o gênero kaiju, nome dado aos filmes de monstros gigantes. Tecnicamente, ele não foi o primeiro lançamento do tipo (o King Kong original foi lançado em 1933), mas ficou responsável por criar uma onda no Japão.

No ano seguinte, o longa ganhou uma continuação chamada Godzilla Contra-Ataca (1955), que mostrou o despertar de um segundo Godzilla e de seu rival, Anguirus, cujas batalhas causaram mais caos e destruição. A partir desse filme, cada novo lançamento passou a ter o monstro enfrentando outros bichões ou se unindo a eles, como é o caso de King Kong (sim, já naquela época), Mothra, King Ghidorah, Rodan e até Mechagodzilla.

Nesse período, o Gojira passou de ameaça destruidora a protetor e até aliado da humanidade, desempenhando diferentes papeis dependendo da ocasião. Além disso, elementos de fantasia e ficção científica, e até comédia, foram ficando cada vez mais fortes com o passar das aventuras, que tiveram direito a alienígenas, mechas e até um tipo de “filho” de Godzilla.

Nos quase 20 anos em que a Era Shōwa durou, o interesse em filmes kaiju foi diminuindo gradualmente e levando as bilheterias junto, o que causou o fim dessa primeira fase nas telonas.

Você pode conferir os filmes do Godzilla na Era Showa abaixo. Vale notar que mesmo filmes focados em outros monstros são incluídos na lista abaixo por conterem ao menos uma participação do lagartão:

  1. Godzilla (1954)
  2. Godzilla Contra-Ataca (1955)
  3. King Kong Contra Godzilla (1962)
  4. Godzilla Contra a Ilha Sagrada (1964)
  5. Ghidrah, o Monstro Tricéfalo (1964)
  6. A Guerra dos Monstros (1965)
  7. Ebirah, o Terror dos Abismos (1966)
  8. O Filho de Godzilla (1967)
  9. O Despertar dos Monstros (1968)
  10. Monstrolândia (1969)
  11. Os Monstros Invadem a Terra (1971)
  12. Godzilla - O Rei dos Monstros (1972)
  13. Monstros de Outros Espaços (1973)
  14. A Odisseia dos Monstros (1974)
  15. A Fúria dos Monstros (1975)

O único disponível para streaming é Godzilla (1954), que está no catálogo de Looke, NetMovies e NOW.

Era Heisei (1984–1995)

Godzilla se prepara para enfrentar a arma humana Super X (Toho/Reprodução) Godzilla se prepara para enfrentar a arma humana Super X (Toho/Reprodução)

Menos de uma década após colocar os monstros para dormir, a Toho decidiu trazê-los de volta para comemorar os 30 anos do Godzilla. O primeiro filme da Era Heisei foi Gojira (1984), que era, ao mesmo tempo, uma continuação direta do original, de 1954, e um reboot que ignorou tudo o que veio depois dele.

A ideia foi voltar às origens da saga em uma produção mais sombria com Godzilla no papel de vilão como uma força destrutiva. Com essa ideia, foram produzidos sete longas ligados em um grande arco que voltou a servir como alegoria e comentário sobre Guerra Fria, energia nuclear, destruição da natureza e burocracia governamental. Porém, sem abandonar outros kaijus e a ficção científica, com direito a alienígenas, humanos telepatas e até viagem no tempo.

Essa Era chegou ao fim com Godzilla vs. Destroyer (1995), em que o monstrão morre. Essa decisão foi tomada tanto pela má bilheteria dos filmes anteriores quanto para que novos títulos não competissem com a chegada do monstro gigante a Hollywood, que aconteceu no desastroso Godzilla (1998).

Confira a lista dos filmes do Godzilla na Era Heisei:

  1. Gojira (1984)
  2. Godzilla vs. Biollante (1989)
  3. Godzilla vs. King Ghidorah (1991)
  4. Godzilla vs. Mothra (1992)
  5. Godzilla vs Mechagodzilla II (1993)
  6. Godzilla vs. SpaceGodzilla (1994)
  7. Godzilla vs. Destroyer (1995)

Infelizmente, nenhum dos filmes acima está disponível para streaming.

Era Millennium (1999–2004)

Godzilla 2000 marcou um novo início para o Rei dos Monstros nas telonas (Toho/Reprodução) Godzilla 2000 marcou um novo início para o Rei dos Monstros nas telonas (Toho/Reprodução)

Apesar de, tecnicamente, ainda pertencer ao Período Heisei do Japão, a Era Millenium marcou um reinício para a franquia e por isso ganhou um nome diferente da anterior. A Toho atendeu ao clamor popular e trouxe o Godzilla de volta às telonas um ano após o fracasso da versão norte-americana.

A fase, iniciada em Godzilla 2000 (1999), é lembrada por trazer filmes independentes, sem ligação entre si, para dar liberdade aos realizadores – algo que só foi quebrado na dobradinha Gojira X Mekagojira (2002) e Godzilla: Tokyo S.O.S. (2003). Os longas são lembrados pela forte veia de ficção científica e avanços tecnológicos na produção, especialmente na área de efeitos visuais e computação gráfica.

Essa Era chegou ao fim após seis lançamentos, no estrondoso Godzilla: Batalha Final (2004), um mega evento em comemoração aos 50 anos de Godzilla, que colocou o personagem para combater boa parte dos kaijus de toda a franquia em uma enorme pancadaria. A trama, inclusive, mostrou o Godzilla japonês lutando contra a versão norte-americana, chamada apenas de “Zilla”. Você pode conferir esse memorável encontro abaixo:

Watch on YouTube

Confira a lista dos filmes do Godzilla na Era Millennium:

  1. Godzilla 2000 (1999)
  2. Godzilla Vs. Megaguirus (2000)
  3. Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack (2001)
  4. Gojira X Mekagojira (2002)
  5. Godzilla: Tokyo S.O.S. (2003)
  6. Godzilla: Batalha Final (2004)

O único filme da Era Millenium disponível para streaming é Godzilla 2000, que está nos catálogos de Claro Video e Apple TV+.

Era Reiwa (2016 – presente)

Godzilla ataca em arte de Godzilla Minus One (Toho/Reprodução) Godzilla ataca em arte de Godzilla Minus One (Toho/Reprodução)

Após o sucesso da Era Millenium, a Toho fez uma nova pausa e abriu espaço para que Hollywood tentasse novamente, o que aconteceu com Godzilla (2014), que inaugurou o chamado MonsterVerse. O sucesso nos EUA inspirou o estúdio japonês a acordar o monstrão em seu lar, o que aconteceu em 2016 com o reboot Shin Godzilla.

A produção que inaugura essa era foi capitaneada por Hideaki Anno, criador de Neon Genesis Evangelion, que escreveu o roteiro e dirigiu o filme em parceria com Shinji Higuchi. Inspirado por eventos recentes, como o desastre nuclear de Fukushima e os terremotos e tsunamis de Tohoku, o longa retomou o tom sombrio do original ao mesmo tempo em que fez uma sátira à forma como as autoridades japonesas lidaram com essas questões.

Na sequência, a franquia recebeu uma trilogia de filmes animados, que traziam uma proposta completamente focada em ficção científica, ambientada milênios no futuro e com direito a exploração de outros planetas. Lançados nos cinemas do Japão, Planeta dos Monstros, Cidade no limiar da Batalha e O Devorador de Planetas chegaram ao resto do mundo através da Netflix.

Em seguida, a franquia retornou aos live-actions com Godzilla Minus One, que marcou um novo reboot para a saga, situado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com uma bem-executada mistura entre drama e ação, o longa fez sucesso ao redor de todo o mundo e venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, o primeiro na história do Godzilla.

Vale notar que a lista fica por aqui, mas a Era Reiwa está longe de acabar, especialmente porque o sucesso de Minus One deve manter o Godzilla acordado por muito tempo.

  1. Shin Godzilla (2016)
  2. Godzilla: Planeta dos Monstros (2017)
  3. Godzilla: Cidade no limiar da Batalha (2018)
  4. Godzilla: O Devorador de Planetas (2018)
  5. Godzilla Minus One

Shin Godzilla está disponível no Amazon Prime Video e na Max. Já a trilogia de animes Planeta dos Monstros, No Limiar da Batalha e Devorador de Planetas está no catálogo da Netflix.

Os filmes do Godzilla nos EUA

Godzilla e Kong em arte de O Novo Império (Warner/Reprodução) Godzilla e Kong em arte de O Novo Império (Warner/Reprodução)

Apesar dos filmes norte-americanos do Godzilla não pertencerem a Era alguma, eles adicionam à franquia de uma forma ou de outra – tanto que alguns já foram citados acima. Para tornar esse guia mais completo, reunimos abaixo quais são os filmes do Gojira nos EUA e onde assisti-los:

  • Godzilla (1998) - Netflix
  • Godzilla (2014) - Max
  • Godzilla II: Rei dos Monstros (2019) - Max
  • Godzilla vs. Kong (2021) - Max e Amazon Prime Video
  • Godzilla e Kong: O Novo Império (2024) - Cinemas

Godzilla e Kong: O Novo Império conta com o retorno de Rebecca HallBrian Tyree Henry, além da adição de Dan Stevens, ao elenco humano. O filme está em cartaz nos cinemas.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast