Há anos Guillermo del Toro tenta produzir uma adaptação de Nas Montanhas da Loucura, conto de H.P. Lovecraft. Mas isso não deve acontecer. Pelo menos por enquanto. Conversando com o Collider, o diretor explicou que dificilmente os estúdios querem investir em um filme de época para maiores sem nenhuma história romântica e com um final não muito feliz:
É muito difícil para um estúdio se arriscar em fazer um filme para maiores com um final difícil e nenhuma história de amor. Ainda mais sendo algo de época e de um escritor que tem uma base de leitores grande, mas que não pode ser quantificada porque suas obras são domínio público.
Mas ele já montou algumas artes conceituais e apresentações para os estúdios — e aproveitou para nos fazer chorar imaginando como um filme desses seria incrível:
Um dia eu mostro as artes, mostro tudo o que fizemos. Produzimos mais de 300 peças de artes conceituais, storyboards e modelos. Vocês vão chorar e perguntar "Por que não fizeram?". Nós pensamos que tínhamos um plano sólido. US$ 150 milhões de orçamento, Tom Cruise e James Cameron produzindo, a ILM fazendo os efeitos e eu acho que um filme de terror de larga escala seria ótimo...Mas tínhamos opiniões diferentes, o estúdio não achava isso bom não. Ser um filme para maiores foi o que fechou a decisão. Talvez se fosse não recomendado para menores de 13 anos...ou se eu dissesse que seria assim. Mas eu sou muito bom moço, eu deveria ter mentido. Mas não menti.
Nas Montanhas da Loucura foi publicado em 1931 e mostra os detalhes de uma desastrosa expedição à Antártida, onde os exploradores se deparar com horrores inomináveis.