É hora de reencontrar as emoções, nerd! Divertida Mente é uma franquia que conta com dois filmes, mostrando a vida da jovem Riley e novos sentimentos no Painel de Comando.
- Esses são os principais lançamentos de filmes de 2024
- 10 melhores filmes de ação de todos os tempos para ver online
Para você ficar por dentro da história, listamos abaixo todos os personagens da franquia, incluindo os humanos principais e os novos sentimentos que estarão na mente da protagonista.
Emoções já conhecidas de Divertida Mente
Alegria

Vamos começar a lista pelas emoções (e outros personagens) já conhecidas do primeiro filme. E claro que a primeira da lista é a Alegria, uma das protagonistas de Divertida Mente.
Com voz original de Amy Poehler e dublagem brasileira de Miá Mello, a Alegria é amarela e tem a forma de uma estrela. Seu objetivo, desde o primeiro filme, é que Riley seja o mais feliz possível. Aos poucos, porém, ela percebe que não pode ficar no comando o tempo todo e precisa dar espaço às outras emoções.
Bing Bong

Bing Bong não é exatamente uma emoção, mas achamos que ele merece um lugar na lista por sua importância no primeiro filme. A voz original é de Richard Kind, com dublagem de Fábio de Castro.
O elefante roxo feito de algodão doce é o amigo imaginário criado por Riley quando ela era bem pequena. Embora a garota não brinque mais com ele, Bing Bong ainda existe em sua cabeça e ajuda Alegria numa importante missão, em um dos momentos mais emocionantes do longa de 2015. Ele não deve aparecer na nova produção, até onde sabemos.
Medo

Medo é representado como um personagem também roxo, que sempre está encolhido. Seu objetivo é proteger Riley, a mantendo a salvo de perigos visíveis, sejam grandes ou pequenos.
Tony Hale faz a voz original do personagem, enquanto a dublagem brasileira fica com Otaviano Costa.
Nojinho

Nojinho foi uma das personagens que mais fez sucesso após o lançamento do primeiro longa, por sua personalidade forte e divertida. Como o nome indica, o objetivo de Nojinho é manter Riley afastada de coisas repulsivas, inclusive alimentos que podem fazer mal à garota.
Já em Divertida Mente 2, Nojinho estará mais ativa do que nunca, inclusive com situações sociais, agora que Riley é uma adolescente. Liza Lapira é a voz original da personagem, dublada no Brasil por Dani Calabresa.
Raiva

Raiva é uma emoção representada de forma masculina e, como o nome diz, representa os momentos de completa indignação de Riley. O objetivo da Raiva é também lutar pelo que é certo – nem que seja com uma pitada de explosão.
Lewis Black é a voz original da Raiva, e Leo Jaime faz a voz nacional.
Tristeza

E chegamos à segunda emoção mais importante do primeiro filme de Divertida Mente. Tristeza é azul, lembrando a gota de uma lágrima, e começa a tomar conta do Painel de Comando de Riley, meio sem querer. Aos poucos ela aprende a trabalhar junto com a Alegria, e deve ficar ainda mais confiante no novo filme.
Phyllis Smith, a Phyllis de The Office, é a voz original da personagem, dublada no Brasil por Katiuscia Conoro.
Novas emoções de Divertida Mente 2
Ansiedade

Agora que as emoções clássicas foram apresentadas, vamos falar das adições que chegam no segundo filme. Começando pela Ansiedade, essa emoção é representada pela cor laranja, e parece sempre muito agitada e medrosa.
O objetivo principal da Ansiedade é que Riley esteja preparada para qualquer possível resultado negativo, por isso ela sempre tenta pensar à frente (e nos piores acontecimentos possíveis). Maya Hawke assume a voz original da ansiedade, dublada no Brasil por Tatá Werneck.
Inveja

Junto com a puberdade de Riley chega também a Inveja. Inicialmente fofa, ela é representada por uma cor azul esverdeada, com grandes olhos expressivos. Inveja está sempre cobiçando o que os outros têm, gerando um sentimento constante de comparação.
Ayo Edebiri é a voz em inglês da Inveja, e Gaby Milani é a dubladora brasileira da emoção.
Nostalgia

A Nostalgia é uma das emoções mais inesperadas de Divertida Mente 2. Um teaser do filme mostra que ela é representada por uma senhorinha fofa, que ainda não tem muito espaço na mente de Riley, mas já começa a dar as caras.
June Squibb, uma senhorinha igualmente fofa, é a voz original da Nostalgia, dublada no Brasil por Sylvia Salustti.
Tédio

A adolescência também chega com um sentimento bem comum: o Tédio. Representado por um jovem narigudo e de cabelo escorrido, o Tédio é especialista em revirar os olhos em qualquer oportunidade, e adiciona uma certa apatia à personalidade de Riley.
Adèle Exarchopoulos é a voz original do personagem, dublado no Brasil por Eli Ferreira.
Vergonha

E, para deixar a cabeça da protagonista ainda mais confusa, teremos a emoção Vergonha. Representada por um gigante rosado, a Vergonha tenta se esconder sempre que pode, e desaba no Painel de Controle diante do menor desconforto social.
A Vergonha tem voz original de Paul Walter Hauser, e dublagem brasileira de Fernando Mendonça.
Personagens humanos de Divertida Mente
Riley Andersen

No meio de tantas emoções caóticas, temos também os personagens humanos de Divertida Mente. A primeira é a própria Riley Elphaba Andersen, que era uma criança passando por diversas mudanças de vida no primeiro filme, e chega na sequência como uma adolescente cheia de dúvidas e descobertas.
Kensington Tallman é a voz original da protagonista, dublada no Brasil por Isabella Guarnieri.
Jill Andersen

Jill Andersen é a mãe de Riley. O primeiro filme mostra que ela tem emoções mais controladas, embora sonhadoras, e quer sempre o melhor para a filha. A voz original é de Diane Lane, com dublagem de Silvia Goiabeira.
Bill Andersen

Fechando nossa lista temos Bill Andersen, o pai de Riley. O primeiro longa mostra Bill como alguém com emoções mais à flor da pele, levando em consideração que a Raiva parece coordenar seu Painel de Controle.
A voz original é de Kyle MacLachlan, e a dublagem brasileira é de Luiz Laffey.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.