A Disney não está deixando alguns cinemas exibirem filmes clássicos da 20th Century Fox.
Segundo informações da Vulture, algumas exibições de longas foram negadas ou estão enfrentando grandes dificuldades para conseguirem reservar os títulos mais antigos do estúdio.
Como retratado pela publicação, filmes como A Profecia (1976) e A Mosca (1986) não tiveram a autorização para serem exibidos durante um festival de cinema de terror em Ohio, no Estados Unidos. O cinema Transit Drive-In, em Nova York, também reportou que não pode mais exibir os longas da Fox tidos como vintage.
A Disney está liberando a exibição em casos de cinemas e museus sem fins lucrativos. Por exemplo, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MOMA, exibirá os curtas-metragem O Vapor Willie (1928) e A Dança dos Esqueletos (1929).
A Vulture explica que, segundo sua fonte, a empresa está liberando pedidos especiais e cada caso de maneira independente.
- Os Simpsons | Irmãos Russo vão participar de episódio inspirado em Vingadores
- Bob Iger, CEO da Disney, rebate críticas feitas por Scorsese e Coppola
- Taika Waititi vai dirigir filme da Fox Searchlight
A negativa para exibição de títulos da Fox começou a acontecer depois que a Disney comprou uma boa parte do estúdio. Com isso, há uma grande chance de que muitos filmes não sejam lançados em nenhuma mídia, ou seja, não será possível assistí-los em DVD, Blu-Ray ou streaming.
A prática já é costumeira da Disney, que trará de volta por meio do Disney+ diversas produções que ficaram fora de circulação por décadas. A nova plataforma de streaming chega aos Estados Unidos no próximo dia 12 de novembro.
Até o momento, nenhuma das duas empresas se pronunciou sobre o assunto.