Depois de 27 anos e quatro longas com a turma de Toy Story, o patrulheiro estelar Buzz Lightyear finalmente aterrissa nas telonas com um filme solo. Já em exibição nos cinemas, Lightyear conta a história real do astronauta fictício (calma, que a gente explica) que inspirou o boneco de mesmo nome, dentro do universo da franquia.
- Lightyear | Crítica
- Lightyear é conectado a Toy Story, mas é um filme próprio, diz Peter Sohn
- Chris Evans fala sobre beijo lésbico em Lightyear: “me deixa feliz”
Mas não pense que o valente aventureiro andou parado, porque Buzz teve algumas participações menos conhecidas que podem até ter escapado do seu radar, e merecem ser assistidas. Se você já assistiu ao novo filme ou quer entrar no pique com mais histórias com o herói, reunimos uma seleção que vai desde o desenho animado estrelado pelo patrulheiro, que certamente fez parte da infância de muita gente, até algumas participações mais inusitadas, para dizer o mínimo. Confira:
Ao Infinito e Além: Buzz e Sua Jornada Para Ser Lightyear
Caso você queira começar se aprofundando mais na história real do herói, o Disney+ lançou um documentário de 35 minutos só sobre Buzz Lightyear. O vídeo passeia pelas quase três décadas de evolução do personagem em diferentes mídias, trazendo imagens de arquivo da produção dos primeiros Toy Story, além de depoimentos de executivos da própria Pixar e de fãs do boneco sobre a relação com o herói.
Outro destaque é a adaptação de Buzz para uma figura “real”, com o novo projeto. Lightyear é descrito como o filme que o pequeno Andy assistiu antes do primeiro Toy Story, e que o fez se encantar com o boneco do astronauta. De certa forma, o espectador será levado ao universo dos bonecos com vida, onde o filme de fato foi exibido.
Onde assistir: Disney+
Curtas Toy Story: Um Pequeno Grande Erro
No intervalo entre Toy Story 3 (2010) e Toy Story 4 (2019), a Pixar lançou uma série de curtas animados com os personagens, acompanhando outras produções nos cinemas. Buzz teve seu momento de brilhar em Um Pequeno Grande Erro, que tem o patrulheiro tentando voltar para a pequena Bonnie após ser esquecido em um restaurante. Crianças…
Já que todo castigo pra astronauta é pouco, ele precisa lidar ainda com um outro Buzz em miniatura que tenta roubar o lugar do herói ao lado dos brinquedos da garota.
Onde assistir: Disney+, YouTube
Sessão Pipoca com a Pixar

A vida de patrulheiro não é mole, e exige sempre manter os exercícios em dia. É o que o Buzz tenta ensinar aos outros brinquedos em Em Forma e Além. O personagem comanda uma divertida aula de aeróbica para os amigos. Sério, precisa dizer mais?
Onde assistir: Disney+
Toy Story de Terror / Toy Story: Esquecidos Pelo Tempo
Também lançados no hiato entre a terceira e a quarta aventura dos brinquedos, os dois curtas são um pouquinho maiores dos que os anteriores e foram exibidos em formato de especial na TV dos EUA. Se você quiser, pode até emendar as duas tramas e considerar como uma espécie de Toy Story 3.5.

Em Toy Story de Terror, Buzz, Woody e amigos lidam com uma noite horripilante em um motel de beira de estrada onde nem tudo é o que parece. Além da situações hilárias com os personagens, o curta tem até um atrativo maior com uma leve sacaneada nos clichês mais clássicos do terror no cinema.
Já Esquecidos Pelo Tempo mostra o grupo encontrando os brinquedos de outra criança. Eles então acabam se metendo em uma perigosa aventura em um cenário jurássico.
Onde assistir: Disney+
Uma Família da Pesada
Você não leu errado. E pelo amor de Zurg, tire as crianças da sala se for assistir. Buzz Lightyear realmente teve não uma, não duas, mas três aparições em Uma Família da Pesada (Family Guy), e elas são tão Uma Família da Pesada quanto você pode imaginar.

O personagem, primeiro, aparece paquerando duas moças em um bar. Algumas temporadas depois, Buzz volta em uma piada afirmando que o herói teria traído a confiança do amigo caubói Woody ao se relacionar com a boneca de porcelana Betty (veja bem. Family Guy…). Por último, o astronauta e o vaqueiro recriam a cena de voo do primeiro filme ao fugirem da garagem do bagunceiro Peter Griffin.
Onde assistir: Star+ (Temporada 11, episodio 14 / Temporada 15, episodio 13 / Temporada 17, episódio 18)
Buzz Lightyear do Comando Estelar
Embora o longa para os cinemas tenha saído só agora, Buzz teve um filme direto para DVD e VHS no ano 2000, com Buzz Lightyear do Comando Estelar: A Aventura Começa. Se você cresceu durante a década, é bem provável que tenha se deparado ao menos com a capa do vídeo nas locadoras por aí. A idade chega, hein…
O filme inspirou também o desenho animado de mesmo nome, exibido originalmente entre 2000 e 2001. Vale lembrar que as aventuras do personagem passaram na TV aberta brasileira durante anos.
Ao menos por enquanto, o melhor lugar para assistir a animação vai ser mesmo na memória, porque o Disney+ ainda não tem planos de incluir a série em catálogo. De qualquer forma, não poderíamos esquecer de destacar a primeira produção de protagonismo do astronauta. Ou vai que a casa do Mickey prepara alguma surpresa com a estreia do longa...
Lightyear, o novo filme, já está em exibição nos cinemas brasileiros. O apresentador Marcos Mion assume a dublagem brasileira do herói. O elenco original em inglês tem Chris Evans, Keke Palmer, Taika Waititi e Uzo Aduba.