Adaptações de jogos sempre são assunto delicado, então há certa tranquilidade quanto os envolvidos são fãs dos games original. Esse parece ser o caso do vindouro filme de BioShock na Netflix, visto que o diretor Francis Lawrence (Jogos Vorazes, Constantine) rasgou elogios à franquia da Irrational Games.
Em entrevista ao Collider, Lawrence afirmou que o que chamou sua atenção ao projeto foi justamente o fato de que BioShock é um jogo completo, que acerta na temática, estética e narrativa, sendo que não é exatamente comum encontrar títulos que tiram os três aspectos de letra, segundo o cineasta (via PC Gamer):
“Há jogos incríveis por aí que nem sempre sustentam o peso do próprio subtexto. Às vezes, eles têm ótima estética ou algo assim, mas acabam soando vazios porque não são construídos em cima de ideias concretas. BioShock realmente é. Há tanta mitologia e filosofia por trás.”
O diretor não economizou na hora de exaltar o título, dizendo que é “facilmente um dos melhores jogos já feitos”, elogiando especialmente a estética que combina “uma trama de época com horror e ficção científica”:
“É um dos visuais mais únicos dos games. E, outra coisa que sempre conversa bastante comigo, é o peso da temática. Há ideias reais e filosofia por trás do game, e tudo é muito bem pensado. Muitos jogos podem ter bons mundos, ou ótimos protagonistas e cenas de ação, mas sem nenhuma ideia. Poucos têm o mesmo peso e importância de BioShock.”
Por fim, o cineasta garantiu que está em estágio inicial de desenvolvimento, e que pretende se manter fiel ao game original, inclusive até contando com a colaboração de Ken Levine, que foi diretor criativo e roteirista do game de 2007.
Atualmente, Francis Lawrence finaliza Terra dos Sonhos, aventura infantojuvenil estrelada por Jason Momoa para a Netflix. Mas o diretor afirma que o filme de BioShock pode ser seu próximo projeto, ainda que também esteja desenvolvendo a continuação de Constantine para a Warner Bros. Discovery:
“Michael Green, que escreveu o roteiro de Blade Runner 2049 (entre muitas outras coisas), e que é um amigo meu de longa data, está escrevendo o roteiro. E ele já está no meio do projeto, no momento. Já temos nossa abordagem, nossa escaleta e tudo mais, então está tudo pronto. Há grande possibilidade de fazermos esse logo em seguida.”
Originalmente lançado em 2007, BioShock acompanha um homem chamado Jack que, após um acidente de avião, acaba descobrindo uma cidade no fundo do mar. O local paradisíaco, porém, foi tomado por uma intensa revolta da população, extrapolada por um vício generalizado em uma substância chamada Adam, capaz de dar poderes incríveis para seus usuários.
A franquia BioShock ainda teve duas continuações, em 2009 e 2013, e foi relançada depois para o Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch em 2016.
Ainda não há previsão de estreia ou detalhes do elenco do filme de BioShock, mas o longa será live-action e lançado direto no catálogo da Netflix.