Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Nolan discute influência de política e tragédias reais em seus filmes do Batman
Filmes

Nolan discute influência de política e tragédias reais em seus filmes do Batman

Diretor diz que, olhando para trás, consegue perceber paralelos entre os longas e a realidade

Gabriel Avila
Gabriel Avila
16.fev.24 às 11h43
Atualizado há cerca de 1 ano
Nolan discute influência de política e tragédias reais em seus filmes do Batman
Warner/Reprodução

Entre 2005 e 2012, o diretor Christopher Nolan comandou uma trilogia de filmes que trouxeram o Batman de volta aos cinemas. Para o cineasta, revisitar essas produções deixou claro a influência do mundo real nos caminhos percorridos pelo herói da DC.

Durante um bate-papo no British Film Institute, Christopher Nolan comentou sobre como passou a perceber a influência de tragédias e questões políticas do mundo real nos filmes do Homem-Morcego:

“A intenção sempre foi sermos honestos ao apresentar as coisas que nos afetavam e preocupavam. Quando olho para trás, em Batman Begins há uma forte ênfase no terrorismo pós-11 de Setembro, obviamente. Não foi algo que colocamos conscientemente no filme. Claro que o Coringa de O Cavaleiro das Trevas é sobre medo, anarquia e o temor das regras serem quebradas e o que isso faz conosco enquanto sociedade. O Cavaleiro das Trevas Resurge trata muito do medo do fascismo e da demagogia.”

Os três filmes do Batman com direção de Christopher Nolan estão disponíveis para streaming no HBO Max. O projeto mais recente do cineasta foi Oppenheimer (2023), filme que recebeu o maior número de indicações ao Oscar 2023.

Fonte: Variety.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast