Nesta quinta-feira (12), Nicolas Cage chega aos cinemas brasileiros interpretando o papel que literalmente só ele nasceu para fazer: o de Nicolas Cage. Você não leu errado, o astro de A Outra Face (1997) vai realmente interpretar a si mesmo na comédia de ação O Peso do Talento, ao lado de Pedro Pascal (The Mandalorian). Mas Cage está longe de ser o único a abraçar a zoeira e embarcar na auto paródia. E podemos te mostrar.
- Os filmes de super-heróis de Nicolas Cage
- Nicolas Cage e Pedro Pascal choram ao ver Paddington 2 em cena de O Peso do Talento
- O Peso do Talento, com Nicolas Cage como Nicolas Cage, leva 100% de aprovação da crítica
- O Peso do Talento | Crítica
Antes de você prestigiar o glorioso retrato de Nic Cage por Nic Cage, relembramos aqui outros astros que também se divertiram (e nos divertiram) como suas próprias versões fictícias, com direito às histórias mais estapafúrdias, indo de agentes secretos até um apocalipse zumbi. Confira:
Bill Murray como Bill Murray (Zumbilândia)
Como se o enredo do filme já não fosse divertido o suficiente, Zumbilândia teve a participação mais aleatória possível do astro de Caça-Fantasmas (1984). Na trama, Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone e Abigail Breslin sobrevivem juntos em um apocalipse zumbi. Eles então decidem (por que não?) invadir a mansão do ícone da comédia, que surpreendentemente encontra-se vivo e também lutando contra os mortos-vivos.

O ápice da participação é quando Murray finge ser um zumbi e tenta assustar Eisenberg, que acaba dando um tirambaço no peito do comediante. Para você ter noção, a cena é tão hilária e absurda que foi indicada a Maior Momento WTF no MTV Movie Awards de 2010.
Murray acabou retornando na sequência, Zumbilândia: Atire Duas Vezes, em uma cena de flashback. O primeiro filme está nos catálogos brasileiros da Netflix e do HBO Max.
Elton John como Elton John (Kingsman: O Círculo Dourado)
Mesmo se você preferir o Elton John calminho de baladas como "Sacrifice" e "Candle in the Wind" ou o Elton espalhafatoso das plumas, paetês e óculos enormes, é bem possível que nunca imaginou o músico britânico descendo a bordoada em um filme de ação. Pois foi exatamente o que ocorreu no segundo longa da franquia Kingsman.

Se só essa descrição já te deixou coçando a cabeça, espere até ver a cena no filme, no qual o cantor chuta bundas e rostos, literalmente, enquanto ainda consegue tocar maravilhosamente bem. Os três longas de Kingsman estão disponíveis no Star+.
David Bowie como David Bowie (Zoolander)
De astro do rock para astro do rock. David Bowie também emprestou parte de seu charme em uma aparição marcante no primeiro Zoolander (2001). O cantor de clássicos como "Ziggy Stardust" e "Let’s Dance" contracena com Ben Stiller e Owen Wilson em uma das sequências mais importantes da trama.

Bowie torna-se jurado de um duelo fashion entre os dois comediantes para definir, de uma vez por todas, quem é o verdadeiro mestre do mundo da moda. A julgar pelas escolhas de figurino do cantor durante as mais de quatro décadas de carreira, não é estranho imaginar por que ele, de fato, foi a melhor opção possível para dar o veredito, que acaba indo para Wilson. Zoolander está disponível via aluguel digital.
Chuck Norris como Chuck Norris (Com a Bola Toda)
Quem também não poderia ficar de fora é ele. O homem, o mito, a lenda. Se você estava de olho na internet durante boa parte dos anos 2000 e 2010, sabe bem que Chuck Norris é inevitável. Até porque, se não o incluíssemos nessa lista, melhor nem imaginar ter o homem atrás da gente…

O brucutu tem uma curtíssima aparição em Com a Bola Toda, com Ben Stiller e Vince Vaughn, e tem sua importância ao dar o voto de minerva para que os dois times rivais que movimentam o longa tenham uma chance justa de confronto final. E sério, não dá para pensar em algum joinha mais estiloso que esse… O filme está disponível no Star+.
John Malkovich como John Malkovich (Quero Ser John Malkovich)
Agora que a gente queimou boa parte dos usos do nome John Malkovich já no subtítulo, é necessário dizer que, enquanto os outros itens da lista até aqui foram pontas engraçadinhas, no filme de Spike Jonze, o ator domina a trama.
Como já se espera de um roteiro de Charlie Kaufman (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), a história vai deixar você repensando sua vida inteira, com direito a alguns desgraçamentos mentais.

Na trama, John Cusack descobre que uma das portas secreta de seu local de trabalho pode ter acesso à mente de John Malkovich. Literalmente. O malandro, claro, logo tenta transformar isso em lucro ao imaginar uma nova linha de negócios para pessoas que, bem… querem ser John Malkovich. Agora, por que a escolha do ator entre tantos outros nomes em Hollywood? Só Kaufman sabe… A produção está disponível via aluguel digital em plataformas como Amazon Prime Video e Apple TV+.
James Franco e Seth Rogen. Ou na verdade, quase o elenco inteiro… (É o Fim)
Aqui a situação fica um pouquinho mais complicada, porque praticamente todos os astros do filme, de Michael Cera a Emma Watson, passando por Channing Tatum, interpretam versões de si próprios... Sério, o filme é quase um festival de quem é quem.

Mas, para ser justo com os outros citados e manter uma dose de foco, vamos centrar em Franco e Rogen como a dupla protagonista que permeia toda a trama que, como o título já indica, envolve o fim do mundo.
Os dois planejam uma festa de arromba como direito a boa parte da nata Hollywoodiana, incluindo Jonah Hill, Jay Baruchel, Rihanna, Danny McBride e Mindy Kaling, entre outros, mas acabam se dando mal quando uma série de desastres das mais variadas e bizarras e proporções começam a ocorrer. O filme está no HBO Max.
Michael Jordan como Michael Jordan (Space Jam)
O ídolo do basquete não só abraçou a brincadeira ao contracenar com Pernalonga, Patolino e toda a turma do Looney Tunes, como aproveitou até para fazer um comentário bem metalinguístico sobre a própria carreira.
Assim como no filme, Jordan passava pela primeira aposentadoria, no meio dos anos 1990, até ser convocado pelos desenhos animados para treiná-los em uma partida decisiva contra os Monstars, o que reascende a paixão de Jordan pelo esporte.

O filme é lembrado até hoje com carinho pela geração que cresceu com as constantes reprises nas Sessões da Tarde da TV aberta e ganhou uma continuação em 2021, com o novo astro LeBron James. Os dois Space Jam estão no HBO Max.