O WhatsApp está liberando um recurso adicional para proteger conversas dentro do aplicativo. A partir dos próximos meses, usuários poderão usar um código secreto para manter mensagens escondidas.
- WhatsApp para de funcionar em versão antiga do Android
- WhatsApp libera envio de fotos em alta definição
- Meta está testando novo visual do WhatsApp no Android, diz site
Até então, conversas só podiam ser protegidas pela mesma senha ou biometria (digital ou face) usada para desbloquear o celular do usuário. A nova ferramenta, por sua vez, permitirá a criação de um código único para ocultar mensagens, separado dos sistemas mencionados anteriormente. Será possível usar uma frase, junção de letras e números ou até emojis para isso.
Além disso, expandindo o recurso de chats ocultos do WhatsApp, o usuário poderá esconder a pasta de conversas trancadas. O atalho só aparecerá na listagem do aplicativo depois da pessoa escrever o código único na barra de pesquisa.
De acordo com a publicação oficial do WhatsApp, esta é uma forma adicional de proteger conversas caso alguém tenha acesso (autorizado ou não) ao smartphone, além de dar mais privacidade ao usuário.
Por fim, o processo para trancar uma conversa será simplificado. Em vez de ir até as configurações, bastará pressionar a conversa desejada, sem soltar, para a opção aparecer.
Como ocultar conversas no WhatsApp?

Atualmente, para ocultar uma conversa no WhatsApp, é preciso:
- Entrar no chat que deseja bloquear;
- Clicar no nome do contato;
- Rolar o menu até "Conversas ocultas";
- Ativar o recurso.
A partir daí, uma pasta chamada "Conversas ocultas" aparecerá na listagem o WhatsApp, e só poderá ser aberta com a senha ou biometria do celular.
Como criar um código secreto no WhatsApp?

Tendo pelo menos uma conversa oculta, bastará fazer o seguinte para criar um código secreto:
- Dentro da pasta "Conversas ocultas", clicar nos menu de três pontinhos;
- Clicar em "Configurar as conversas ocultas";
- Selecionar a opção para criar o código secreto.
O recurso de códigos secretos está sendo distribuído gradualmente desde a última quinta-feira, 30 de novembro.
Fique de olho por aqui para mais novidades tecnológicas. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: G1, WhatsApp Blog