Se você é um usuário assíduo de redes sociais, com certeza notou nos últimos dias que algumas (muitas) pessoas criaram um perfil no Vero. Lançado em 2015, o aplicativo que quer revolucionar as mídias sociais só ganhou atenção massiva do público recentemente e sua base de usuários vem crescendo nos últimos dias — a alta demanda chegou até a causar problemas técnicos nos servidores da empresa.
Conexões mais inteligentes
A proposta básica do Vero é proporcionar “conexões mais inteligentes” — isso envolve um feed que mostram os posts em ordem cronológica e que não traz anúncios ou cálculos de algoritmos que otimizam a disposição de conteúdos baseados em interesses, uma interface mais intuitiva para o controle da privacidade das postagens que permite que o usuário escolha quem receberá seus conteúdos e uma maneira mais simples de se compartilhar links, opiniões, imagens e vídeos.
Em seu Manifesto, o Vero diz que com o passar dos anos surgiu um desequilíbrio entre os interesses dos usuários de redes sociais e os interesses dos executivos dessas empresas. Segundo o texto, permitir que as pessoas escolham com quem querem compartilhar determinados conteúdos faz com que elas passem a agir de maneira mais natural e autêntica, algo que não aconteceria nos modelos tradicionais de empresas como o Facebook, o Twitter e o Instagram. A página termina lembrando que o aplicativo faz com que os usuários sejam clientes e não ferramentas para anunciantes.
Modelo de negócios
O primeiro milhão de usuários do Vero terá acesso gratuito vitalício na plataforma. Quando a marca for atingida, a empresa passará a cobrar uma taxa anual para quem quiser usar o serviço — o valor ainda não foi divulgado. Segundo o Manifesto, essa é a forma de garantir que a rede continue sem anúncios que são feitos com base no comportamento dos usuários e sem “truques” feitos para que as pessoas passem mais tempo no aplicativo.
Nos últimos dias, mais e mais pessoas têm se interessado no Vero. A marca de um milhão ainda não foi atingida (números oficiais não foram divulgados), mas a demanda tem causado problemas técnicos no aplicativo, como lentidão, crashes inesperados e telas de carregamento infinitas. A equipe da empresa foi ao Twitter dizer que tudo isso será resolvido o mais rápido possível.
"Nós continuamos trabalhando nos problemas que estamos tendo. Queremos agradecer todos aqueles que mandaram mensagens de encorajamento. Obrigado mais uma vez pela sua paciência"
Privacidade e segurança
Uma das questões mais relevantes quando se trata de mídias sociais é a privacidade. Em seus Termos de Uso, o Vero diz que só compartilhará os dados de seus usuários com autoridades detentoras de mandatos, funcionários que administram a estrutura do serviço e em caso de compras feitas diretamente no aplicativo.
A empresa também se posicionou sobre a questão de conteúdos abusivos publicados em sua plataforma: o Manifesto diz que qualquer publicação que encoraje a violência, ódio, agressões contra pessoas ou animais será removido. Assim como em outras redes sociais, os próprios usuários podem denunciar as postagens indevidas.
Críticos
Um dos itens dos Termos de Uso que mais atraiu críticos para o Vero é aquele que diz que a plataforma pode reproduzir, republicar e usar conteúdos publicados na plataforma da maneira que quiser, pelo tempo que quiser e sem pagar royalties por isso. Segundo o contrato, o termo só existe para garantir que os posts do Vero possam ser reproduzidos em outros sites e aplicativos.
Por enquanto, é cedo para determinar se o Vero vai ganhar um espaço significativo para ser uma concorrência direta para o Facebook, Twitter e Instagram, tudo vai depender de um número expressivo de pessoas estar disposta a pagar a taxa anual que a empresa cobrará num futuro próximo.
O Vero está disponível para iOS e Android.