A startup Lyrebird desenvolveu uma Inteligência Artificial digna de um filme de ficção científica: ela consegue imitar a voz de qualquer pessoa. Sério, qualquer pessoa mesmo. Já vimos isso em Star Trek e em O Exterminador do Futuro e provavelmente em algum episódio de Doctor Who. Para isso, a rede neural precisa de um minuto de áudio da voz desejada e o resto acontece quase naturalmente. Ouça um áudio com Barack Obama, Donald Trump e Hillary Clinton "falando":
https://soundcloud.com/user-535691776/dialog
É impressionante como até mesmo os maneirismos de fala de Trump foram captados. It's huge.
Além de imitar vozes, o Lyrebird é capaz de criar novas vozes — sempre com uma entonação diferente na voz. A empresa, que foi formada por três doutorandos da Universidade de Montreal, em breve vai disponibilizar uma API com a interface do Lyrebird.
No mundo, o programa pode ser usado em diversas aplicações como o desenvolvimento de novas vozes para pessoas que precisam se comunicar por computadores, auxílio em investigações criminais e tudo o mais. No Brasil, a zuera vai ser garantida e vai ter um bocado de gente pedindo vinte pizzas para a casa do vizinho que ouve música alta na madrugada.